Como o Banco Central regula a liquidez da economia com o redesconto bancário

O Banco Central é a instituição que cumpre o papel de autoridade monetária do país. Conhecido também pela alcunha “Bancos dos Bancos”, é o Banco Central que regula e controla, por exemplo, a circulação e a liquidez de moeda na economia. Para isso, uma das medidas utilizadas pelo Bacen é a realização de operações de redesconto bancário.

É por meio do redesconto bancário, por exemplo, que o Banco Central consegue injetar ou reduzir a quantidade de dinheiro na economia. Porém, tudo isso é feito de forma indireta, através dos bancos comerciais e instituições financeiras.

O que é o redesconto bancário?

A operação de redesconto bancário é a concessão de empréstimos pelo Banco Central para bancos e instituições financeiras que estão com pouco dinheiro em caixa para manter suas operações. Ela é considerada uma ferramenta de política monetária, utilizada pelo Banco Central para regular o nível de moeda circulante na economia.

Ao oferecer capital diretamente para as instituições financeiras, o redesconto funciona como uma forma de administrar a oferta de dinheiro no mercado e controlar a liquidez geral na economia.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Dessa forma, se o Banco Central libera mais recursos pelas operações de redesconto, um banco consegue captar recursos para o seu caixa com mais facilidade. Ao criar um estímulo para que os bancos tomem mais dinheiro emprestado, eles ampliam a sua capacidade financeira e passam a oferecer crédito no mercado.

Ao mesmo tempo, quando a intenção é reduzir a quantidade de dinheiro circulando na economia, o Banco central atua para conter as operações de redesconto. Sendo assim, a captação de dinheiro fica mais cara paras instituições financeiras, forçando uma redução na concessão de empréstimos. Isso faz com que as reservas dos bancos diminuam, reduzindo o fluxo monetário no mercado.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Como funciona a taxa de redesconto bancário?

O principal instrumento para operacionalizar o redesconto bancário é a taxa de redesconto. A taxa de redesconto é o juros cobrado pelo Banco Central nos empréstimos aos bancos e instituições financeiras.

Ao controlar o valor dessa taxa, o Banco Central cria um estímulo para que os bancos façam mais ou menos empréstimos. Ou seja, com uma taxa de redesconto baixa, os bancos poderão captar mais dinheiro com o Banco Central para aumentar suas operações de crédito. Ao mesmo tempo, aumentando a taxa de redesconto, os bancos terão que pagar mais para pegar dinheiro emprestado, o que reduz a capacidade financeira dos mesmos para repassarem esse crédito ao mercado.

Tipos de operação de redesconto bancário

As operações de redesconto bancário podem ser feitas de duas formas: através do redesconto de liquidez ou do redesconto especial.

Os redescontos especiais são refinanciamentos de operações específicas, utilizadas em refinanciamentos de produtos agrícolas, à exportação de manufaturados, entre outras operações.

EBOOK 10 LIVROS


Já os chamados empréstimos de assistência à liquidez são operações eventuais, utilizadas pelos bancos que possuem uma insuficiência de caixa para manter suas operações.

Mas além dos empréstimos entre o Banco Central e as instituições financeiras, o redesconto é também uma operação que acontece entre os próprios bancos. Nesse caso, ela ocorre quando uma instituição desconta o título adquirido com outra, tomando de volta o dinheiro aplicado.

Qual a diferença entre redesconto bancário e depósito compulsório?

Embora as duas operações sejam utilizadas como ferramentas de política monetária do Banco Central, existe uma grande diferença entre redesconto e depósito compulsório.

O depósito compulsório é uma medida que determina quanto do dinheiro depositado pelos clientes nos bancos devem ir para uma conta reserva do Banco Central. Dessa forma, ao estabelecer o valor percentual do depósito compulsório, o Banco Central consegue retirar ou liberar o dinheiro disponível aos bancos, afetando instantaneamente a capacidade dos mesmos de conceder empréstimos.

Por isso, enquanto o redesconto é apenas uma forma de oferecer empréstimos aos bancos, o depósito compulsório regula diretamente os recursos que as instituições possuem para fazer suas operações. Logo, o depósito compulsório é considerado uma medida de controle mais expressa – funcionando como uma restrição, e não um estímulo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    12 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Bárbara 5 de novembro de 2019
      Achei muito boas as explicações e de fácil entendimento. Obrigada por essa contribuição.Responder
    • Marilda da Penha Teixeira Nagaoka 20 de fevereiro de 2020
      muito claro a materia sobre os instrumentos de controle da oferta monetariaResponder
    • cinthya 7 de maio de 2020
      Então, o Bacen retira um percentual dos bancos comerciais( deposito compulsório) e depois cobra uma taxa( taxa de redesconto) pra que esses bancos possam emprestar o mesmo dinheiro que foi retirado deles?Responder
      • Edna de Paula 17 de junho de 2020
        Também fiquei com essa dúvida.Responder
    • Luísa Cahete 5 de junho de 2020
      Amei, amei. Muito explícito.Responder
      • Suno Research 5 de junho de 2020
        Obrigado pelo feedback, Luísa! AbraçosResponder
    • Henrique+Bernardes 15 de agosto de 2020
      os redescontos entre instituições bancarias seria a mesma coisa que os depósitos interbancários do CDI?Responder
    • Marcelo C. Esteche 25 de novembro de 2020
      Parabéns Tiago pelo conteúdo da sua página. Muito esclarecedor.Responder
      • Suno Research 26 de novembro de 2020
        Olá, Marcelo! Tudo certo? Muito obrigado! Ficamos felizes em ajudar. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
    • Eugenio Daniel Sitoe 16 de dezembro de 2021
      Meu muito obrigado pela explicacao do funcionamento bancarioResponder
    • Ariana 17 de março de 2022
      explicação ardua, redesconto nada mais é que o emprestimo de titulos de uma banco A para um banco B, troca titulos por moeda de um banco para outro, não necessariamente um emprestimo do banco central.Responder
    • JULIANA AROYO 18 de abril de 2023
      Na semana passada, recebi meu cartão eletrônico programado e em branco dos hackers do STABLE HUNT para sacar a quantia de US$ 2.500 por dia por no máximo 30 dias. Embora no começo eu estivesse em dúvida, mas graças a Deus não desisti Estou muito feliz com isso porque paguei minha dívida com sucesso. Retirei $ 30.000. STABLE HAUNT Hackers é verdadeiro e real. Obtenha o seu com os hackers do STABLE HAUNT hoje! você só tem para enviar um e-mail para ([email protected])Responder