Acesso Rápido

    Recompra de ações: o que significa para a empresa e para o investidor

    Recompra de ações: o que significa para a empresa e para o investidor

    Se você investe em ações já deve ter recebido um comunicado de recompra de ações. Ou se está iniciando deve lido notícias a respeito.

    Quando uma empresa deseja fazer recompra de ações ela pode estar se aproveitando de um momento do mercado para utilizar seu capital de forma inteligente.

    O que é uma recompra de ações?

    A recompra de ações é um método em que a empresa compra ações no mercado para custodiá-las em sua tesouraria ou cancelá-las. Em geral, a ação é feita quando a companhia considera que o preço de suas ações está abaixo do seu valor.

    Isso pode acontecer por um momento irracional de queda nos mercados. Ou se a empresa considera que o mercado não está avaliando corretamente seu real valor.

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Apesar de ser o motivo mais comum, uma queda irracional nos mercados não é a única razão para uma companhia realizar a recompra de ações. Dentre outros motivos, ela pode estar buscando reduzir o seus gastos com dividendos ou, até mesmo, distribuir as ações entre seus próprios executivos pelos sistemas de Stock Options.

    O que uma recompra de ações pode significar?

    De certa forma, a intenção de recomprar ações é vista pelo mercado como uma sinalização da empresa de que acredita no potencial de suas ações.

    Caso as ações sejam canceladas, o número de acionistas diminui. Logo, o lucro total da companhia é dividi-lo por menos pessoas. O que significa que a empresa retém mais o lucro pelas ações que possui.

    Já se as ações forem mantidas pela empresa em sua tesouraria, ela irá esperar o melhor momento para vendê-las. Como acredita que o seu preço irá subir, terá um lucro com a operação.

    Dessa forma, empresa realiza essa ação por ser lucrativa para ela. Mas isso é benéfico para os outros acionistas?

    Quais podem ser as consequências de uma recompra de ações?

    A recompra tem consequências diferentes para os acionistas dependendo do que a companhia fizer com as ações compradas.

    Caso a empresa cancele as ações o acionista passa a ter uma fatia maior da empresa. Portanto, receberá permanentemente mais dividendos pelas mesmas ações que possui.

    Já se a empresa guardar os papéis, o acionista ganha quando a empresa vier a vende-los e obter lucro com a operação. Já que o ganho de capital será adicionado aos lucros da companhia e distribuído aos acionistas. Mas nessa opção, o ganho será pontual.

    No entanto, quando a empresa compra as ações no mercado ela reduz o número de papéis em negociação, no chamado free float. O que diminui a liquidez dos ativos. Isso pode ser relevante dependendo do ação em questão.

    Outras possibilidades para a recompra de ações

    Nem sempre a empresa realiza a recompra porque suas ações estão baratas. E nesses casos, pode não ser uma sinalização tão interessante.

    Uma utilização pode ser para vir a atender o programa de stock options da empresa. Ao invés de emitir novas ações para dar aos seus executivos, a empresa as compra no mercado. Dessa forma, a empresa não está diluindo suas ações no mercado.

    A ação também pode vir a ser interpretada como um modo de utilizar o caixa excedente da empresa. Assim, pode ocorrer com as ações estando baratas ou não.

    Ou seja, o caixa não está sendo utilizado para novos investimentos e aquisições. O que pode significar que não haja oportunidades interessantes no momento, ou que a empresa não está investindo, ou que a empresa não tem mais espaço para crescer.

    Dessa maneira, a aquisição de suas ações podem indicar má gestão ou estagnação da empresa.

    Por fim, a recompra de ações é um instrumento interessante a ser usado pela empresa e pode dar vantagem aos seus acionistas.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    6 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • José Carlos 3 de setembro de 2019

      A teoria clássica diz que as recompras, como os dividendos, só devem acontecer se a empresa não tiver novos projetos de investimentos (qq livro ou aula Damodaran e Brealey & Myers) ou algum projeto que não supere seu custo de capital.

      As recompras de ações pq “acham” que estão baratas tem haver com efeitos comportamentais…se fosse assim, toda empresa teria o incentivo total de estar recomprando sempre, esquecendo até dos dividendos, pois 99% dos executivos acham que suas ações estão baratas.

      Responder
    • Márcio Pires 21 de janeiro de 2020

      No caso da M Dias…. está fazendo um Turnaround e novas aquisições…essa recompra seria para segurar o preço de suas ações ? Obrigado.

      Responder
      • Suno Research 21 de janeiro de 2020

        Essa recompra tem como objetivo aumentar a “parcela do bolo” que vai ficar com quem manteve a ação quando os resultados normalizarem.

        Responder
    • Andre 17 de agosto de 2020

      Quando teremos um app da Suno?

      Responder
    • Rubens Pacheco 26 de agosto de 2020

      MGLU3 anunciou hoje recompra de 10 milhoes de acoes, equivalente a 1,49% do total, com prazo de 18 meses para essa operação… O que isso pode inpactar os preços? sendo que adquiriu varias empresas de tecnologia e gestão recentemente também… Preço alvo indicado para dezembro é de 78,00 … ontem fechou em 88,00 e hoje, um dia após o anúncio atingiu 91,50…

      Responder
      • Suno Research 27 de agosto de 2020

        Olá, Rubens! Tudo certo?
        A recompra de ações é um método em que a empresa compra ações no mercado para custodiá-las em sua tesouraria ou cancelá-las. Ou seja, comprar mais ações significa tirá-las de circulação, reduzindo a oferta. Reduzir a oferta, na maioria dos casos, pode levar a um leve aumento em sua cotação.
        Já sobre a Magazine Luiza, temos relatórios em nossa área de assinantes. Segue o link:
        https://www.sunoresearch.com.br/nossas-assinaturas/
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder