A Valid Soluções anunciou ontem (22) a aquisição de 51,8% da Agrotopus, startup focada em soluções corporativas para a área de agronegócio. Com a operação, a agritech se torna uma linha de negócios da Valid especializada em soluções inovadoras para toda a cadeia produtiva agrícola e pecuária. O valor da aquisição é de R$ 6,5 milhões.

“Essa aquisição abre mais uma importante avenida de crescimento para a multinacional, que atua em vários países com portfólio diversificado de serviços de segurança para os mercados financeiro e bancário, de telefonia móvel, identificação de pessoas, objetos e transações, gerenciamento de dados, IoT e track & trace”, destacou a Valid em seu comunicado.

 

Em relação a referida aquisição acima destacada pela Valid, vale acrescentar que a base de clientes da Agrotopus são as cooperativas de café que somam 12% do mercado brasileiro.

De acordo com o informado, o foco da operação, neste primeiro momento, será consolidar as soluções ligadas à rastreabilidade segura e certificações sobre a origem e todo processo produtivo exigidas pelo segmento cafeeiro no setor nacional e para exportações.

Em quatro anos, a empresa deve representar cerca de 4% da receita total da Valid.

A nova linha agro já começa com três serviços: a fazenda digital – com oferta de soluções em internet das coisas (IoT) para produtores de café e cooperativas; o armazém inteligente – acompanhamento online da movimentação de produtos e lotes dentro do armazém graças a identificação por etiquetas RFID (Radio Frequency Identification); e marketplace – plataforma segura para a venda de itens de insumo ou consumo entre cooperados, cooperativas e outros players.

As soluções foram desenvolvidas levando em conta as dificuldades de conectividade plena em áreas remotas. Com uma combinação de processamento local e posterior transferência de dados, torna a solução acessível a produtores de qualquer porte, de acordo com o informado.

“A aquisição é parte do movimento estratégico da companhia de aliar sua experiência global com iniciativas locais, inovadoras e segmentadas. Além disso, temos a oportunidade de oferecer nossas soluções integradas de certificados e assinaturas digitais, internet das coisas, Big Data e Blockchain. A Agrotopus está alinhada com nossa visão de desenvolvimento de modelos de negócio de rastreabilidade e nos permite entrar em um segmento da economia brasileira com enorme potencial de crescimento e que vem liderando a adoção de tecnologia em IoT”, destaca Carlos Affonso d´Albuquerque, CEO da Valid.

No mais, em relação à companhia, a Valid é uma empresa global com mais de 60 anos de experiência no mercado e apresenta, atualmente, um vasto portfólio de soluções tecnológicas de segurança para os mercados financeiro e bancário, assim como de telefonia móvel, identificação, gerenciamento de dados, Internet das Coisas (IoT) e Track & Trace.

Com 6 mil funcionários e um faturamento de USD 493 milhões de dólares em 2017, a Valid está presente em 16 países.

Atualmente, a empresa tem uma participação de mercado de mais 60% no segmento de emissão de documentos de identificação no Brasil, sendo a 5ª maior produtora de SIM Cards do mundo e ficando entre as 10 maiores companhias fabricantes de cartões bancários do planeta.

Contudo, vale destacar aqui que a Valid atua num setor sobre o qual predominam empresas de grande market share e que são consolidadas mundialmente já a bastante tempo, e neste cenário, é muito difícil disputar mercado com grandes potencias tecnológicas, isto por que, neste segmento, as mudanças se fazem de maneira muito drástica, não dando tempo, em muitas das vezes, das empresas conseguirem se adaptar à nova realidade.

Entendemos, ainda, que neste setor que envolve serviços de meios de pagamento, identificação, telecomunicações e tecnologia de segurança, neste momento, existem ainda muitas incertezas, principalmente por conta da velocidade em que novas tecnologias são testadas e postas sob atuação no mercado e, por conta disso, preferimos não participar da Valid por entendermos que atua num segmento de bastante volatilidade quanto à inovações e tendências cada vez mais rápidas.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.