Por: Tiago Reis

Radar do mercado: Vale S.A. (VALE3) divulga informações sobre mina de Brucutu

  • Foi tomada a decisão de suspender, de forma temporária, a partir de hoje, a deposição de rejeitos na barragem Laranjeiras, advindos da mina de Brucutu, enquanto são conduzidas avaliações sobre as características geotécnicas da barragem.
  • Durante a paralisação, a barragem adotará o protocolo de emergência em Nível 1, de acordo com a Agência Nacional de Mineração (“ANM”), que não requer evacuação da população.
  • A barragem Laranjeiras teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (“DCE”) emitida em 30 de setembro de 2019, que permanece válida.
  • No período em que a deposição de rejeitos estiver suspensa, estimado entre 1 e 2 meses, a usina de Brucutu irá operar com cerca de 40% de sua capacidade por meio de processamento a úmido, com rejeito filtrado e empilhado, sendo o impacto estimado da paralisação temporária em, aproximadamente, 1,5 milhão de toneladas de minério de ferro por mês.
  • Esta suspensão temporária não altera o guidance de vendas de minério de ferro e pelotas, que permanece, em 2019 e no 4T19, entre 307 e 312 Mt, e entre 83 e 88 Mt, respectivamente.
  • No entanto, para o 1T20, a expectativa é de que produção e vendas fiquem entre 68 e 73 Mt, em função da sazonalidade, do retorno gradual e seguro das operações e em linha com a estratégia de margem sobre volume.
Planilha de Controle de Investimentos

Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

Sobre a Vale S.A.:

A empresa é a líder global na extração e produção de minério de ferro, pelotas de minério de ferro e níquel. A empresa atua em 27 países de cinco continentes, produzindo manganês, ferro-ligas, cobre, metais do grupo platina, ouro, prata, cobalto, carvões metalúrgico e térmico.

Toda infraestrutura para operar essa variedade de serviços abrange os equipamentos para a exploração mineral, escritórios administrativos e unidades operacionais conectadas por modernos sistemas integrados de logística, tais como ferrovias, terminais marítimos e portos.

Apesar de ser uma empresa consolidada, de longo histórico no mercado, a Vale apresenta alguns riscos inerentes à sua atividade, e, por conta disso, resolvemos listar alguns dos principais riscos que avaliamos serem importantes e devem ser considerados.

A Vale possui várias barragens de rejeitos e estruturas similares, as quais apresentam riscos de rompimento. Dessa maneira, caso um desastre como esse ocorra novamente, é esperado um severo impacto sobre a condição financeira e a reputação da companhia, além de um aperto maior na regulação referente às atividades de mineração no Brasil.

Portanto, embora exista desconto em relação aos pares, é importante ter em mente que a Vale sempre negociou com desconto, que se situou em torno de 10%, e as incertezas em relação a possíveis novas obrigações e indenizações referentes a Brumadinho devem continuar pesando na precificação da empresa.

Há também uma tendência negativa para os preços do minério, à medida que ocorra normalização da produção, tanto da Vale quanto da BHP. Essa tendência negativa de preços, junto das – ainda presentes – incertezas referentes a Brumadinho, devem seguir pressionando o desempenho das ações.

Clique aqui e responda à nossa pesquisa de satisfação. Fazendo isso, você nos ajuda a trazer conteúdos cada vez melhores.

[optin-monster-shortcode id=”s2ij71voa5oe4riqxhdx”]

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • rafael 3 de dezembro de 2019

    Quando tinha os comentários eu gostava mais

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

206 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS:

%d blogueiros gostam disto: