Por: Tiago Reis

Radar do mercado: Taesa (TAEE11) conclui compra da Rialma Transmissora

Na data de ontem (20), a Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A (Taesa) comunicou, ao mercado e aos seus acionistas que, na mesma data, celebrou um Contrato de Compra e Venda de Ações e Outras Avenças com a RC Administração e Participações S.A.

O presente contrato tem como objetivo a aquisição de 100% das ações representativas do capital total e votante da Rialma Transmissora de Energia 1 S.A.

Por sua vez, a Taesa comunicou que a conclusão do negócio resulta na aquisição do ativo localizado no Estado do Rio Grande do Norte, com interligação a uma das subestações da Taesa – SE Lagoa Nova, da concessão Paraíso Açu Transmissora de Energia S.A.

 

Tal aquisição permitirá à companhia usufruir de vantagens operacionais na manutenção do novo ativo e, consequentemente, contribuirá para o seu plano de crescimento, bem como na sua consolidação no setor de transmissão brasileiro.

De acordo com o comunicado, a Rialma 1 compreende a LT Lagoa Nova 11 – Currais Novos 11, cuja tensão é de 230 kV, com circuito duplo, extensão de 28 quilômetros e renda anual permitida (RAP) de R$ 12,6 milhões no ciclo 2019-2020.

Pela aquisição, a Taesa pagará à vendedora o valor de R$ 56,7 milhões, sujeito a ajustes positivos ou negativos decorrentes da variação dos saldos de capital de giro e endividamento líquido entre a data base e a data de fechamento da operação, bem como outros ajustes após o fechamento.

Aprenda a Investir em Dividendos

O fechamento da operação está sujeito a algumas condições prévias, como autorizações regulatórias da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, não ocorrência de efeito material adverso, anuências de credores da Rialma 1, bem como o desembolso integral dos valores financiados no Banco do Nordeste do Brasil, e aprovação em assembleia geral da companhia, em data a ser definida.

A Taesa ainda comunicou que o valor da aquisição não constitui um investimento relevante e, portanto, não ensejará em direito a recesso, tampouco caberá direito de retirada aos acionistas dissidentes da deliberação da Assembleia que aprovar a aquisição.

Por último, a empresa ressaltou que os principais termos e condições do contrato e demais documentos pertinentes constarão da proposta da administração da companhia, que será submetida à Assembleia Geral que ocorrerá no curso dos cumprimentos das condições precedentes aplicáveis à aquisição. Ficando arquivados na sede social da Taesa e disponíveis para consulta no site da companhia e no site da Brasil, Bolsa, Balcão – B3.

A Taesa é um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil, em termos de receita anual permitida (RAP).

A empresa é exclusivamente dedicada à construção, operação e manutenção de ativos de transmissão, com 9.868 km de linhas em operação e 2.858 km de linhas em construção, totalizando 12.726 km de extensão e 90 subestações.

Além disso, a empresa possui ativos em operação, com nível de tensão entre 230 e 525 kV, presentes em cinco regiões do país.

Atualmente, a Taesa detém 36 concessões de transmissão e seu capital social é tal como mostrado abaixo.

Acreditamos que a aquisição em questão contribuirá para que a Taesa continue gerando valor aos seus acionistas, de modo que permitirá a ampliação em seu escopo de atuação. Dessa forma, continuamos acreditando no case.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

3 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tiago 21 de agosto de 2019

    Isso só influencia na tesa11 ou na 4 e 3 também?

    Responder
    • Suno Research 21 de agosto de 2019

      Influência a empresa, e consequentemente a percepção dos acionistas, sejam eles dententores de Units, preferenciais ou ordinárias.

      Responder
  • Eduardo Gonçalves da Cruz 22 de agosto de 2019

    Maravilha

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!