Acesso Rápido

    Radar do mercado: Taesa (TAEE11) conclui compra da Rialma Transmissora

    Radar do mercado: Taesa (TAEE11) conclui compra da Rialma Transmissora

    Na data de ontem (20), a Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A (Taesa) comunicou, ao mercado e aos seus acionistas que, na mesma data, celebrou um Contrato de Compra e Venda de Ações e Outras Avenças com a RC Administração e Participações S.A.

    O presente contrato tem como objetivo a aquisição de 100% das ações representativas do capital total e votante da Rialma Transmissora de Energia 1 S.A.

    Por sua vez, a Taesa comunicou que a conclusão do negócio resulta na aquisição do ativo localizado no Estado do Rio Grande do Norte, com interligação a uma das subestações da Taesa – SE Lagoa Nova, da concessão Paraíso Açu Transmissora de Energia S.A.

     

    Tal aquisição permitirá à companhia usufruir de vantagens operacionais na manutenção do novo ativo e, consequentemente, contribuirá para o seu plano de crescimento, bem como na sua consolidação no setor de transmissão brasileiro.

    De acordo com o comunicado, a Rialma 1 compreende a LT Lagoa Nova 11 – Currais Novos 11, cuja tensão é de 230 kV, com circuito duplo, extensão de 28 quilômetros e renda anual permitida (RAP) de R$ 12,6 milhões no ciclo 2019-2020.

    Pela aquisição, a Taesa pagará à vendedora o valor de R$ 56,7 milhões, sujeito a ajustes positivos ou negativos decorrentes da variação dos saldos de capital de giro e endividamento líquido entre a data base e a data de fechamento da operação, bem como outros ajustes após o fechamento.

    O fechamento da operação está sujeito a algumas condições prévias, como autorizações regulatórias da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, não ocorrência de efeito material adverso, anuências de credores da Rialma 1, bem como o desembolso integral dos valores financiados no Banco do Nordeste do Brasil, e aprovação em assembleia geral da companhia, em data a ser definida.

    A Taesa ainda comunicou que o valor da aquisição não constitui um investimento relevante e, portanto, não ensejará em direito a recesso, tampouco caberá direito de retirada aos acionistas dissidentes da deliberação da Assembleia que aprovar a aquisição.

    Por último, a empresa ressaltou que os principais termos e condições do contrato e demais documentos pertinentes constarão da proposta da administração da companhia, que será submetida à Assembleia Geral que ocorrerá no curso dos cumprimentos das condições precedentes aplicáveis à aquisição. Ficando arquivados na sede social da Taesa e disponíveis para consulta no site da companhia e no site da Brasil, Bolsa, Balcão – B3.

    A Taesa é um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil, em termos de receita anual permitida (RAP).

    A empresa é exclusivamente dedicada à construção, operação e manutenção de ativos de transmissão, com 9.868 km de linhas em operação e 2.858 km de linhas em construção, totalizando 12.726 km de extensão e 90 subestações.

    Além disso, a empresa possui ativos em operação, com nível de tensão entre 230 e 525 kV, presentes em cinco regiões do país.

    Atualmente, a Taesa detém 36 concessões de transmissão e seu capital social é tal como mostrado abaixo.

    Acreditamos que a aquisição em questão contribuirá para que a Taesa continue gerando valor aos seus acionistas, de modo que permitirá a ampliação em seu escopo de atuação. Dessa forma, continuamos acreditando no case.

    Tags
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    3 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Tiago 21 de agosto de 2019

      Isso só influencia na tesa11 ou na 4 e 3 também?

      Responder
      • Suno Research 21 de agosto de 2019

        Influência a empresa, e consequentemente a percepção dos acionistas, sejam eles dententores de Units, preferenciais ou ordinárias.

        Responder
    • Eduardo Gonçalves da Cruz 22 de agosto de 2019

      Maravilha

      Responder