Acesso Rápido

    Radar do Mercado: Sonae Sierra (SSBR3) – Elevação de seu rating pela Fitch demonstra solidez financeira

    Radar do Mercado: Sonae Sierra (SSBR3) – Elevação de seu rating pela Fitch demonstra solidez financeira

    A Sonae Sierra Brasil comunicou ontem (28) aos seus acionistas e ao mercado em geral que a agência de risco Fitch Ratings elevou o rating de crédito corporativo da companhia e de sua segunda emissão de debêntures para AA+(bra), na escala nacional, com perspectiva estável.

    Segundo a Fitch, a elevação dos ratings da companhia reflete sua comprovada resiliência, que se mantem robusta mesmo durante recessões econômicas. Os ratings da companhia também consideram seu modelo de negócios defensivo, com elevadas margens operacionais e geração de fluxo de caixa previsível.

    Ainda segundo a Fitch, o perfil de crédito da Sonae Sierra Brasil também é apoiado por sua estratégia financeira conservadora, e caracterizado por apresentar adequada liquidez, gerenciável perfil de amortização da dívida com baixo custo e adequada flexibilidade financeira, beneficiada por robusta cobertura das dívidas sem garantias em função dos ativos desonerados.

     

    Entendemos que o referido comunicado acerca da decisão a agência Fitch Ratings reforça nossa tese de que a companhia apresenta, de fato, uma alta competência no que diz respeito à sua estratégia operacional e, por consequência, consegue gerar grande valor para seus acionistas ao longo do tempo.

    Ainda, é sempre interessante observar que a classificação de empresas brasileiras feitas por entidades de representatividade mundial demonstram que o Brasil, apesar de todas os seus desafios estruturais e burocráticos, ainda apresenta instituições que se mostram compromissadas e empenhadas na geração de valor, tanto para seus acionistas, como para a sociedade, como um todo.

    No que diz respeito ao business, a Sonae Sierra Brasil é uma das principais incorporadoras, proprietárias e administradoras de shopping centers do Brasil e, nesta linha de operação, possui e administra 9 shopping centers em mercados de alta qualidade, totalizando 347 mil m² de área bruta locável própria.

    Em relação à classificação recebida, é importante mencionar que a Fitch Ratings (agência responsável pela avaliação) é uma das três maiores agências de classificação de risco de crédito, ao lado da Standard & Poor’s e da Moody’s, e publica vários tipos de ratings, e os mais comuns deles são os ratings de crédito, mas a Fitch também publica outros tipos, como scores e avaliações relativas de força financeira ou operacional das instituições.

    Especializada em qualificar determinados produtos ou ativos financeiros emitidos por empresas ou por governos, a Fitch avalia, atribui notas e classifica esses agentes emissores de títulos públicos (governos) e de títulos privados (empresas) quanto ao grau de risco de não pagamento de suas dívidas dentro do prazo fixado.

    No que diz respeito a nota recebida pela Sonae Sierra, a mesma se enquadra na definição do Ratings Nacionais, que nada mais são do que uma avaliação da qualidade de crédito relativa ao rating do “melhor” risco de crédito dentro de um país.

    Neste sentido, o rating de crédito corporativo da companhia e de sua segunda emissão de debêntures para AA+(bra), na escala nacional, com perspectiva estável, representa que a companhia denota um risco de crédito muito baixo comparado a outros emissores ou emissões do mesmo país e, ainda, o risco de crédito embutido nessas obrigações difere apenas levemente do risco das obrigações com o mais alto rating do Brasil, ou seja, Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA-(bra).

    Dito isso, percebe-se que, além do mercado, uma importante agência de classificação também observa a Sonae Sierra com bons olhos e, sem dúvidas, essa avaliação em muito nos agrada e reforça ainda mais a nossa visão de que essa companhia possui um potencial de gerar ainda bastante valor a seus acionistas no decorrer do tempo.

    Tags
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *