A Odontoprev comunicou ao mercado que o seu Conselho de Administração aprovou, no último dia 27, os termos e condições da incorporação da Odonto System Planos Odontológicos, companhia que tem por objeto a operação de planos odontológicos.

“A incorporação da Odonto System trará vantagens à Odontoprev, à Odonto System e a todos os acionistas da Odontoprev, resultando em um maior aproveitamento das sinergias existentes entre a Odontoprev e a Odonto System e, portanto, gerando benefícios financeiros e comerciais para as companhias” salientou a compradora em seu comunicado.

 

Ainda em relação à operação acima, é interessante adicionar que tal incorporação resultará em uma maior eficiência operacional, administrativa e financeira, com a redução de custos operacionais para a Odontoprev, bem como fará com que a Odontoprev complemente seu portfólio de planos odontológicos ofertados no Brasil.

Essa complementariedade é explicada em razão das diferentes características de precificação, modelo de atendimento e posicionamento de marcas da companhia e da Odonto System.

Dentre os benefícios da operação, é interessante destacar, ainda, que é possível que haja um maior aproveitamento das sinergias existentes entre as partes, gerando benefícios financeiros e comerciais para ambas as companhias. Além disso, a incorporação ensejará em uma maior eficiência operacional, administrativa e financeira.

Já os custos previstos para a realização da incorporação envolvem todos aqueles necessários para a sua implementação legal e operacional, bem como todos os gastos com divulgação, consultores externos, peritos e auditores e demais profissionais contratados para assessoria na operação.

Assim sendo, estima-se que o custo total da incorporação poderá atingir aproximadamente R$ 200 mil, incluídas as despesas com publicações, auditores, avaliadores, advogados e demais profissionais técnicos contratados para assessoria na operação.

Adicionalmente, a incorporação será efetivada sem que haja relação de substituição das quotas de emissão da Odonto System, uma vez que a Odontoprev é titular da totalidade dessas quotas, que serão extintas com a conclusão da operação.

Vale acrescentar, também, que essa operação não será submetida às autoridades de defesa da concorrência brasileira e/ou estrangeiras, uma vez que não representa atos de concentração na forma prevista na legislação aplicável.

No entanto, a incorporação deverá ser submetida à aprovação da Agência Nacional de Saúde de Suplementar (ANS), agência reguladora, de acordo com a legislação aplicável.

No mais, a Odontoprev é uma empresa a qual gostamos e admiramos bastante, principalmente no que diz respeito ao seu modelo de negócios, que proporciona uma forte geração de caixa em sua operação.

Não bastasse esse excelente quadro de performance, o fato da companhia anunciar a aquisição da Odonto System reforça ainda mais o interesse da Odontoprev em continuar se expandindo, agregando ainda mais valor naquilo que se propõe a fazer de maneira magistral.

A única coisa que não gostamos na companhia, nesse momento, é o seu preço – ODPV3 cotada a R$ 14,46 no fechamento do pregão de ontem (28) – visto que, nesse patamar, o Dividend Yield ainda não se encontra no nível que gostaríamos de indicar.

Assim sendo, continuaremos posicionados da maneira que sempre recomendamos a nossos seguidores, e seguiremos esperando até que uma boa oportunidade de entrada nesta valiosa empresa se mostre real a um preço mais acessível.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.