Por: Tiago Reis

Radar do mercado: Marfrig (MRFG3) comunica acordo com americana ADM para produção de hamburgueres vegetais

Na data de ontem (06), a Marfrig Global Foods S.A. comunicou, ao mercado e aos seus acionistas, o fechamento de um acordo com a gigante americana Archer Daniels Midland Company (ADM) para produção e comercialização de produtos à base de proteína vegetal no Brasil.

O acordo firmado entre a Marfrig e ADM estabelece que as empresas trabalharão em conjunto para desenvolver produtos vegetais no Brasil.

 

Segundo o CEO da Marfrig, Eduardo Miron, a intenção é que o produto emule o sabor e a textura da carne. “Queremos dar ao consumidor o poder da escolha. É ele quem decide”, completou o executivo.

A empresa americana ficará responsável pela produção e fornecimento da base vegetal, principal matéria-prima utilizada no processo de produção do novo hambúrguer. A Marfrig, por sua vez, produzirá, distribuirá e venderá os produtos para food-service e varejo.

O food-service é conhecido como o mercado de alimentação fora do lar, compreende a linha de produção, distribuição de insumos, alimentos, equipamentos e serviços. São exemplos desse mercado: Self-Service, Churrascarias, Pizzarias, Lanchonetes e outros.

De acordo com a Marfrig, a produção do hamburguer vegetal no Brasil será iniciada em sua unidade em Várzea Grande, no Mato Grosso. E a base vegetal sairá diretamente da fábrica da ADM para a planta da Marfrig.

As empresas não anunciaram qual será a principal matéria-prima vegetal. A ervilha é uma das mais cotadas para a função, sendo parte da composição do produto principal da Beyond Meat, empresa americana atuante no segmento que ganhou os holofotes recentemente.

Aprenda a Investir em Dividendos

No Brasil, este ainda é um mercado que está surgindo. A Fazenda Futuro desponta como a principal empresa do segmento no país, sendo recentemente avaliada em US$ 100 milhões. Cabe ressaltar que a companhia também utiliza a ervilha como um ingrediente.

A JBS também lançou recentemente um hambúrguer vegetal. Neste caso, a companhia utiliza majoritariamente soja e beterraba. O produto começou a ser vendido em alguns supermercados paulistas e cariocas no mês de julho.

Os primeiros hambúrgueres vegetais produzidos pela parceria entre Marfrig e ADM, chegarão ao mercado brasileiro ainda neste ano e, posteriormente, serão destinados também à exportação.

A empresa informou que, na primeira fase de lançamento, os produtos serão fornecidos ao food-service. Em seguida, o hambúrguer vegetal começará a ser distribuído para o varejo.

Além disso, a Marfrig sinalizou que lançará uma marca específica para produtos de origem vegetal.

A Marfrig Global Foods é uma multinacional brasileira que atua no setor de alimentos, com uma plataforma diversificada de produção, sendo uma das maiores produtoras de carne bovina do mundo.

Seu modelo de negócios é formado por 24 unidades primárias de processamento, 12 unidades de processamento e 10 centros de distribuição, além de escritórios de vendas na América do Sul, América do Norte e Ásia.

Atualmente, a companhia conta com um quadro de cerca de 30.000 funcionários.

Por fim, acreditamos que este segmento ainda é permeado de incertezas e representa uma pequena parcela de empresas grandes como a Marfrig. Esta notícia não muda o nosso racional acerca da companhia, de modo que nos mantemos afastados do papel.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente