Acesso Rápido

    Radar do mercado: Marfrig (MRFG3) comunica acordo com americana ADM para produção de hamburgueres vegetais

    Radar do mercado: Marfrig (MRFG3) comunica acordo com americana ADM para produção de hamburgueres vegetais

    Na data de ontem (06), a Marfrig Global Foods S.A. comunicou, ao mercado e aos seus acionistas, o fechamento de um acordo com a gigante americana Archer Daniels Midland Company (ADM) para produção e comercialização de produtos à base de proteína vegetal no Brasil.

    O acordo firmado entre a Marfrig e ADM estabelece que as empresas trabalharão em conjunto para desenvolver produtos vegetais no Brasil.

     

    Segundo o CEO da Marfrig, Eduardo Miron, a intenção é que o produto emule o sabor e a textura da carne. “Queremos dar ao consumidor o poder da escolha. É ele quem decide”, completou o executivo.

    A empresa americana ficará responsável pela produção e fornecimento da base vegetal, principal matéria-prima utilizada no processo de produção do novo hambúrguer. A Marfrig, por sua vez, produzirá, distribuirá e venderá os produtos para food-service e varejo.

    O food-service é conhecido como o mercado de alimentação fora do lar, compreende a linha de produção, distribuição de insumos, alimentos, equipamentos e serviços. São exemplos desse mercado: Self-Service, Churrascarias, Pizzarias, Lanchonetes e outros.

    De acordo com a Marfrig, a produção do hamburguer vegetal no Brasil será iniciada em sua unidade em Várzea Grande, no Mato Grosso. E a base vegetal sairá diretamente da fábrica da ADM para a planta da Marfrig.

    As empresas não anunciaram qual será a principal matéria-prima vegetal. A ervilha é uma das mais cotadas para a função, sendo parte da composição do produto principal da Beyond Meat, empresa americana atuante no segmento que ganhou os holofotes recentemente.

    No Brasil, este ainda é um mercado que está surgindo. A Fazenda Futuro desponta como a principal empresa do segmento no país, sendo recentemente avaliada em US$ 100 milhões. Cabe ressaltar que a companhia também utiliza a ervilha como um ingrediente.

    A JBS também lançou recentemente um hambúrguer vegetal. Neste caso, a companhia utiliza majoritariamente soja e beterraba. O produto começou a ser vendido em alguns supermercados paulistas e cariocas no mês de julho.

    Os primeiros hambúrgueres vegetais produzidos pela parceria entre Marfrig e ADM, chegarão ao mercado brasileiro ainda neste ano e, posteriormente, serão destinados também à exportação.

    A empresa informou que, na primeira fase de lançamento, os produtos serão fornecidos ao food-service. Em seguida, o hambúrguer vegetal começará a ser distribuído para o varejo.

    Além disso, a Marfrig sinalizou que lançará uma marca específica para produtos de origem vegetal.

    A Marfrig Global Foods é uma multinacional brasileira que atua no setor de alimentos, com uma plataforma diversificada de produção, sendo uma das maiores produtoras de carne bovina do mundo.

    Seu modelo de negócios é formado por 24 unidades primárias de processamento, 12 unidades de processamento e 10 centros de distribuição, além de escritórios de vendas na América do Sul, América do Norte e Ásia.

    Atualmente, a companhia conta com um quadro de cerca de 30.000 funcionários.

    Por fim, acreditamos que este segmento ainda é permeado de incertezas e representa uma pequena parcela de empresas grandes como a Marfrig. Esta notícia não muda o nosso racional acerca da companhia, de modo que nos mantemos afastados do papel.

    Tags
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *