Por: Tiago Reis

Radar do mercado: Kroton (KROT3) comunica resultado de captação

A Kroton Educacional S.A. comunicou ontem (22) aos seus acionistas e ao mercado em geral, os resultados dos processos de captação e de rematrícula dos alunos de Graduação Presencial e a Distância do 1T19.

A companhia divulgou que foram admitidos mais de 108 mil alunos de graduação, considerando alunos pagantes, FIES e PEP (Parcelamento Estudantil Privado). Tal resultado remete a um crescimento de 4,1% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.

 

No segundo semestre de 2018 e no primeiro semestre de 2019 foram lançadas 29 novas unidades, tanto greenfields, quanto aquisições. Tais unidades admitiram 3,5 mil novos alunos, ficando acima da meta para tal grupo, além de contribuir para o resultado geral.

Observando o resultado por meio da separação dos diferentes grupos de alunos, destaca-se a captação de alunos pagantes (ex-FIES e ex-PEP), que mostrou uma alta de 24,8% em relação ao mesmo período do ano anterior:

A companhia ressaltou que, neste semestre, foi adotada uma política de precificação mais conservadora, com maior parcimônia na oferta de bolsas e descontos, mantendo o mesmo nível de eficiência e responsabilidade financeira na tomada de decisão de abertura de turmas.

No que diz respeito ao FIES, houve considerável queda de 73,1%, seguindo a tendência das alterações realizadas no programa, de forma que foram matriculados apenas 810 com o FIES.

Quando se considera os 4.560 alunos ProUni captados, tem-se um total de 112.967 novos alunos admitidos no semestre, além de 266.221 alunos rematriculados, fazendo com que a base totalizasse 379.188 alunos no semestre. Tal quantidade reflete uma redução de 6,6%, quando comparada à base do primeiro semestre de 2018. A companhia atribui à essa redução o maior nível de formaturas observado, além do recuo da captação de alunos ProUni.

No que diz respeito ao Ensino a Distância, a empresa manteve uma captação estável, em relação ao 1T18, e considera que foi um resultado satisfatório levando em consideração o ambiente concorrencial atual.

Considerando essa captação de alunos, somada à captação de alunos ProUni, a empresa totalizou sua base em 551.874 alunos de Ensino a Distância.

Dessa forma, a Kroton encerrou o primeiro trimestre de 2019 com uma base de 916.078 alunos de graduação, o que representa um crescimento de 12,4% em relação ao 4T18, e uma redução de 4,4% em relação ao 1T18. Vale ressaltar que tal captação dá início ao ano letivo e, portanto, é a mais relevante para a construção de bons resultados ao longo do ano.

No mais, a Kroton é uma das maiores organizações educacionais privadas do Brasil e do mundo, com mais de 50 anos de experiência. Atualmente a companhia possui 143 unidades de Ensino Superior, em 20 estados brasileiros, num total de 101 cidades. Além disso, possui 1310 polos de Ensino a Distancia credenciados pelo MEC, localizados em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal.

A dependência da Kroton em relação aos programas de financiamento estatais vem diminuindo gradativamente com o tempo, o que contribui para uma melhora na expectativa de risco da companhia, porém, pode reduzir seus resultados no médio prazo, como pudemos ver baseado na declaração da empresa de instaurar uma política mais rigorosa de concessão de bolsas.

Além dos riscos associados aos programas de financiamento, acreditamos que muitos fatores externos difíceis de projetar influenciam significativamente na saúde destes negócios. Sendo assim, como os múltiplos atuais também não se encontram em patamares descontados, permanecemos de fora de KROT3.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

181 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

Suno Black

Uma assinatura, todo o conteúdo, isso é o Suno Black para você!

Seja black e tenha acesso a todas as nossas assinaturas e carteiras recomendadas atuais e que ainda serão lançadas.

Suno Black

tudo.

Uma assinatura, todo o conteúdo, isso é o Suno Black para você!

Seja black e tenha acesso a todas as nossas assinaturas e carteiras recomendadas atuais e que ainda serão lançadas.