O Itaú Unibanco comunicou ontem (05) que celebrou com a Edenred Participações, uma parceria estratégica no mercado de benefícios aos trabalhadores regidos principalmente pelo PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador. A Edenred é a controladora da Ticket Serviços no Brasil.

A conclusão da referida transação, contudo, depende das aprovações do Banco Central do Brasil e do CADE.

“Não se espera que este acordo acarrete efeitos nos resultados do Itaú neste exercício social”, finalizou o Itaú em seu comunicado.

 

No âmbito do comunicado acima feito pelo Itaú – um dos bancos mais rentáveis do planeta – é importante ressaltar que tal parceria permitirá à companhia adicionar os benefícios emitidos pela Ticket a sua atual oferta de produtos e serviços direcionados aos clientes dos segmentos de atacado, médias, micro e pequenas empresas, cujos funcionários poderão se beneficiar da experiência da Ticket em gestão e desenvolvimento de soluções em benefícios aos trabalhadores e de uma das mais amplas redes de aceitação desses benefícios.

Pelos termos do acordo, o Itaú realizará um investimento minoritário de 11% na Ticket, por meio de aumento de capital a ser integralizado com aporte de caixa, equivalente à referida participação do valor patrimonial da companhia; e direito de exclusividade de distribuição dos produtos Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Cultura e Ticket Transporte à base de clientes pessoas jurídicas do banco durante o prazo da parceria.

Adicionalmente, a Ticket continuará a distribuir seus produtos por meio de outros acordos comerciais e permanecerá sob controle e gestão da Edenred.

“É uma parceria estratégica, uma vez que não atuávamos no mercado de benefícios. Agora, poderemos oferecer uma gama de serviços ainda mais completa a nossos clientes corporativos”, ressaltou o presidente-executivo do Itaú Unibanco, Candido Bracher, em comunicado.

Vale destacar, também, que a Edenred é uma empresa listada na bolsa de Paris com presença em mais de 45 países, aproximadamente 44 milhões de usuários e 770 mil clientes públicos e privados.

O Brasil é um relevante mercado para a Edenred, que através da Ticket opera com aproximadamente 70 mil clientes corporativos e mais de 270 mil estabelecimentos comerciais credenciados. A Ticket detém as operações Ticket Restaurante e Ticket Alimentação no Brasil e já distribui seus produtos de forma direta e através de outros distribuidores.

Em nossa avaliação, essa é mais uma decisão assertiva por parte do Itaú, e sugerimos a nossos assinantes a participação societária nessa companhia por meio da Itaúsa, holding que apresenta boa parte de seus resultados provenientes dos rendimentos gerados pelo banco.

A Itaúsa se encontra, nesse momento, a um preço bastante interessante para um investimento voltado para o longo prazo e, por conta disso, avaliamos como sendo um ótimo momento de oportunidade de associação à essa holding que consideramos ser a Berkshire Hathaway brasileira.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.