Por: Tiago Reis

Radar do mercado: Itaúsa (ITSA4) adquire da Petrobrás participação na Liquigás

A Itaúsa comunicou hoje, em Fato Relevante, a aquisição da Liquigás Distribuidora S.A., em conjunto com a Copagaz e a Nacional Gás Butano. O valor da transação será de R$ 3,7 bilhões e ainda pode ser revisado, conforme as condições acordadas no contrato firmado entre os adquirentes e a Petrobrás.

Curiosamente, a Petrobrás foi capaz de vender por um valor bastante maior do que foi oferecido no ano passado pelo grupo Ultragás. Na época, o valor ofertado para a petroleira foi de R$ 2,8 bilhões, mas a operação foi vetada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Guia de Economia para Investidores

Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

Doravante, a controladora da Liquigás será a Copagaz, e a Itaúsa e Nacional terão participação minoritária, mas ainda grande, no capital social da companhia.

A venda faz parte de um conjunto de desinvestimentos realizado pela Petrobrás para reduzir sua alavancagem financeira. A Liquigás é uma conhecida distribuidora de gás liquefeito de petróleo (GLP).

O mais provável destino dos recursos será o pagamento dos 2 blocos que arrematou na cessão onerosa desta última quarta-feira, dia 6. A estatal tem se desfeito de ativos periféricos e focado em exploração de petróleo em águas profundas.

A transação ainda requer a aprovação do CADE para ser concluída. A aquisição é parte da estratégia da companhia de diversificar seu portfólio e reduzir sua dependência do Itaú Unibanco. Em 2017 a holding comprou participação de 86% da J&F na empresa Alpargatas (ALPA4), junto com a Cabuhy e Brasil Warrent.

Segundo a companhia, os resultados deste exercício social da Itaúsa não serão afetados. O portfólio da Itaúsa agora é composto pelo Itaú Unibanco, Alpargatas, Duratex, Itaútec e a NTS, transportadora de gás que atua no Sudeste que foi adquirida também em 2017 em conjunto com Brookfield Brasil Asset Management.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

4 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Paulo 8 de novembro de 2019

    Parabéns pelo conteúdo informativo

    Responder
  • Paulo 8 de novembro de 2019

    Gostaria de saber se a Itausa está reduzindo a sua participação no Itaú Unibanco.

    Responder
  • Celso 8 de novembro de 2019

    Quais as possíveis consequências nas ações da Petro e Itausa?

    Responder
  • Carlos André 8 de novembro de 2019

    Oxalá a estratégia seja bem focada e vencedora. Considero extremamente relevante que a ITAÚSA busque outras fontes de receita além do próprio Itaú a fim de consolidar sua posição como a Berkshire Hathaway. Desta forma, sugiro ao conselho da holding que estude a possibilidade de participação em empresas energéticas, tais como Envo e BYD.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

205 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

FALTAM POUCOS

DIAS PARA A

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

INSCREVA-SE E TENHA ACESSO À OFERTAS IMPERDÍVEIS!

%d blogueiros gostam disto: