Por: Tiago Reis

Radar do Mercado: GOL (GOLL4) – Companhia divulga números prévios de tráfego do mês de março

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. anunciou ontem (04) os números prévios do mês de Março de 2019, comparando-os com o mesmo período de 2018.

A oferta total de voos da companhia, medida em passageiros-quilômetro disponíveis (ASK, na sigla em inglês), recebeu um incremento de 4,7% em relação ao mesmo período de 2018.

 

A demanda, que é medida em passageiros-quilômetro transportados (RPK, na sigla em inglês) subiu 5,5%, mediante a mesma comparação. Já a taxa de ocupação, aumentou 0,6 pontos percentuais, chegando ao patamar de 79,2%.

Todos estes dados levam em conta o conjunto das operações doméstica e internacional. Os crescimentos no mercado doméstico foram bem menores comparados ao internacional.

No que diz respeito aos indicadores ASK e RSK, a operação doméstica subiu 1,8% e 3,2%, respectivamente, enquanto a operação internacional se elevou em 24,3% e 20,5%, mostrando um crescimento bastante satisfatório neste campo.

A taxa de ocupação, por sua vez, não registrou tanta discrepância, ficando em 1,1 p.p. para a operação doméstica e -2,4 p.p. para a internacional.

No acumulado do primeiro trimestre de 2019, a oferta de voos da Gol cresceu 5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, enquanto a demanda se elevou em 6,2%.

Embora ambas operações tenham fechado os números com incrementos positivos, a operação internacional se mostrou, novamente, com um crescimento muito maior em relação à doméstica.

Além disso, a companhia informou que vai ampliar a oferta de voos no estado de São Paulo para sete destinos já operados pela empresa: Montes Claros (MG), Caldas Novas (GO), Joinville (SC), Chapecó (SC), Presidente Prudente (SP), Goiânia (GO) e Maringá (PR).

Tal aumento é pautado de acordo com a estratégia de expansão da empresa, além de estar alinhado com o compromisso para com o Governo de São Paulo, que prometeu reduzir o ICMS sobre o querosene de aviação, com a contrapartida de ampliação de oferta por parte das companhias aéreas.

Além dessas ofertas, a empresa também anunciou duas novas rotas na semana passada, ligando Guarulhos a Franca e Barretos, os três localizados no estado de São Paulo. Anunciou também voos para Cascavel (PR), Passo Fundo (RS), Sinop (MT) e Vitória da Conquista (BA).

No mais, embora os resultados forneçam números positivos para a Gol, ainda enxergamos, atualmente, muitas incertezas no setor de aviação. A Azul vem ganhando mercado, enquanto a Avianca se encontra em recuperação judicial.

A competição excessiva em busca de market share somada aos elevados custos operacionais do setor de aviação pressionam as margens das companhias e tornam o investimento, no momento, pouco atraente. Sendo assim, preferimos seguir fora do setor neste momento.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

181 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente