Por: Tiago Reis

Radar do mercado: Intermédica (GNDI3) informa sobre oferta secundária de ações

A Notre Dame Intermédica Participações S.A. informou, na última sexta-feira (14), aos seus acionistas e ao mercado em geral sobre a realização de uma oferta pública de distribuição secundária de, inicialmente, 50.000.000 ações ordinárias, nominativas, escriturais, sem valor nominal, livres e desembaraçadas de quaisquer ônus ou gravames, de emissão própria, porém de titularidade da Alkes II – Fundo de Investimento Em Participações Multiestratégia.

Segundo o comunicado da companhia, a oferta será realizada com esforços restritos de colocação, a ser realizada no Brasil e no exterior, sob coordenação dos bancos Itaú BBA S.A., J.P. Morgan, Morgan Stanley, Citigroup, Credit Suisse e Bradesco BBI.

 

A Notre Dame informou ainda que a oferta pode ter um acréscimo de ações adicionais equivalente a 20% do total inicialmente ofertado, a critério do acionista vendedor, em comum acordo com os Coordenadores da oferta até a data de conclusão do procedimento de Bookbuilding. Além disso, a oferta também pode ser acrescida de um outro lote de ações suplementares, em percentual equivalente a até 15% do total inicialmente ofertado.

O preço por ação será fixado após a conclusão do procedimento (bookbuilding) de coleta de intenções de investimento, junto a investidores profissionais brasileiros e estrangeiros, conforme definido em instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

No dia 14 de junho, a cotação de fechamento das ações ordinárias da Notre Dame na B3 foi de R$ 40,90. Porém, este valor é meramente indicativo do preço por ação a ser estabelecido, podendo variar para mais ou para menos, conforme a conclusão do bookbuilding.

É importante ressaltar que, por se tratar de uma oferta pública de distribuição secundária, sem aumento de capital na companhia, não há concessão de prioridade para os atuais acionistas, nem haverá diluição societária destes.

É válido, diante desta notícia, recapitular sobre os tipos de ofertas públicas. Uma oferta pública inicial é o evento no qual há a primeira venda de ações de uma empresa, de modo que após tal venda, estas ações passam a ser negociadas em bolsa de valores. Esta oferta pode ocorrer por meio de distribuição primária, secundária, ou uma combinação de ambas.

E-book Investindo no Exterior

A oferta pública primária ocorre quando há emissão de novas ações que serão ofertadas ao mercado, com fluxo de recursos para o próprio emissor da oferta, isto é, a empresa.

Já a oferta secundária ocorre quando são ofertadas ações já existentes, de propriedade de algum de seus atuais sócios ou do próprio empreendedor. Neste caso, os valores arrecadados são destinados ao vendedor.

No mais, vale ressaltar que o Fundo Alkes II possui 213.068.754 ações ordinárias da Notre Dame, o que representa 40,3% do capital total da companhia. Além disso, já realizou outras ofertas, como em dezembro de 2018, quando vendeu 75.000.000 de papéis em distribuição secundária.

Por fim, esta notícia não muda nosso racional quanto à companhia, de modo que apreciamos o modelo da empresa e os resultados que vem apresentando. Porém, acreditamos que o valuation está esticado, fornecendo pouca margem de segurança para o investimento. Sendo assim, permaneceremos de fora do papel.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Severino Ivanildo 17 de junho de 2019

    Muito bom , companho sempre os Radar de mercados

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno

%d blogueiros gostam disto: