Por: Tiago Reis

Radar do mercado: Notre Dame Intermédica (GNDI3) compra operadora de planos odontológicos Belo Dente

A Notre Dame Intermédica Participações S.A. comunicou na noite de ontem (27) aos seus acionistas e ao mercado em geral que, na mesma data, a Notre Dame Intermédica Saúde S.A. (NDIS), controlada indireta da companhia, celebrou um contrato definitivo de compra e venda para a aquisição de 100% das quotas da Belo Dente Odontologia Ltda.

Fundada em 2001 e sediada em Belo Horizonte, a Belo Dente é uma operadora especializada em planos odontológicos. Atualmente, a empresa detém uma carteira de aproximadamente 350 mil beneficiários, sendo 98% de planos coletivos, e o restante de planos individuais, abrangendo, sobretudo, os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

 

A Belo Dente atende mais de 10 mil empresas em 15 estados do Brasil. Dentre seus clientes, figuram alguns times de futebol como: Atlético Mineiro, Flamengo e Vasco. Além disso, também são clientes o Sindicato dos Policiais Federais de Minas Gerais e o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região.

Em 2018, a empresa apresentou um faturamento líquido de R$ 49 milhões e sinistralidade caixa de 40%. Na negociação, o valor estabelecido para a empresa (Enterprise Value – EV) foi de R$ 80 milhões, representando um múltiplo de 7,4 vezes o EBITDA estimado para o ano atual. O pagamento será à vista, descontando o endividamento da Belo Dente, além de retenção de uma porção para contingências.

O plano de integração também prevê sinergias com as atuais operações da Interodonto, além de uma parceria comercial com um dos acionistas vendedores, que continuará atuando na expansão da carteira na região.

A companhia lembrou em seu comunicado que a consumação da transação está sujeita ao cumprimento de certas condições, incluindo a aprovação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A companhia também atua com estratégias de fusões e aquisições para sustentar seu crescimento, focando em regiões com números elevados de beneficiários, mas com poucos hospitais próprios, além de observar competidores verticalizados com alto potencial de sinergia.Criado em 1968, o Grupo Notre Dame Intermédica conta com cerca de 3,6 milhões de beneficiários, figurando dentre as maiores operadoras de saúde do país. Atualmente, o Grupo atua com estratégia focada na criação de valor, além de buscar expandir de suas operações.

Além disso, seus resultados apresentados nos últimos períodos mostram um crescimento sólido, fruto de suas estratégias de aquisição aliadas à boa gestão.

Sendo assim, enxergamos a notícia em questão com bons olhos, mas atualmente o valuation da GNDI3 não nos agrada, pois oferece pouca margem de segurança para o investimento. No mais, permaneceremos de fora do papel, porém, atentos ao case.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Israel Oliveira 28 de maio de 2019

    Eu leio todos os informativos que o Tiago divulga, simplesmente fantástico esse trabalho!

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!

%d blogueiros gostam disto: