Por: Tiago Reis

Radar do mercado: NotreDame Intermédica (GNDI3) anuncia compra do Grupo Ghelfond por R$ 240 milhões

A NotreDame Intermédica Participações (GNDI) comunicou, aos seus acionistas e ao mercado em geral, que celebrou um acordo de intenção de compra e venda das empresas que compõem o Grupo Ghelfond.

Dentre as empresas que compõem o grupo, estão a Ghelfond Participações S.A., Dr. Ghelfond Diagnóstico Médico Ltda., Ultra Diagnósticos Ltda., Instituto Tomográfico de Guarulhos Ltda., Ecoimagem Diagnósticos por Ultra Som Ltda, Medix Diagnósticos, C&M Associados Serviços Médicos Ltda., Slim Bem Estar e Saúde Clínica Médica Ltda.

 

Com a conclusão da transação, a NotreDame passará a deter, de forma indireta, 100% de cada uma das sociedades que compõem o Grupo Ghelfond.

A aquisição foi precificada em R$ 240 milhões, a serem pagos à vista na data de fechamento da transação. Segundo a Intermédica, a integração das operações das duas companhias pode levar o múltiplo implícito da transação para aproximadamente 6,9x o EBITDA estimado para 2020 após a captura de sinergias.

A NotreDame espera extrair sinergias através da verticalização de processos de imagens para seus beneficiários, bem como a redução de outras despesas.

Cabe ressaltar que a efetivação da transação depende do cumprimento de determinadas condições precedentes, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Guia do Imposto de Renda para Investidores

Hoje o Grupo Ghelfond é especializado em exames de imagem e possui mais de 30 anos de experiência. Além disso, conta com 11 unidades estrategicamente localizadas em São Paulo, Osasco, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá.

O Grupo Ghelfond ainda conta com pontos de coleta de exames laboratoriais e realiza exames de tomografia, radiologia, mamografia, densitometria óssea, entre outros, além de possuir 19 equipamentos de ressonância magnética e 2 equipamentos de radioterapia para tratamento de câncer.

Ainda no comunicado, a NotreDame reforçou que a transação demonstra a continuidade de sua estratégia de crescimento, de fortalecimento de sua rede própria e impulsiona a sua presença no Estado de São Paulo, gerando valor aos clientes, acionistas e à sociedade.

Considerado um dos pioneiros em medicina preventiva, o Grupo NotreDame Intermédica oferece planos de saúde e planos odontológicos, empregando mais de 14 mil pessoas, e conta com mais de 4,6 milhões de beneficiários.

O Grupo também oferece serviços nas redes próprias e credenciadas de centros clínicos, hospitais, pronto-socorro e maternidades, além das clínicas odontológicas.

Em 2014, uma das maiores empresas mundiais de investimentos, o grupo Norte-Americano Bain Capital, assumiu o controle acionário da NotreDame e passou a investir em tecnologia, inovação e na qualidade dos serviços, com algumas aquisições, como o Grupo Santamália Saúde e o Hospital Family.

A composição acionária atual do grupo está destacada no diagrama a seguir.

Por fim, acreditamos na sustentabilidade do modelo de negócios da NotreDame, evidenciado pela sua evolução nos últimos anos. Porém, consideramos o valuation esticado, oferecendo pouca margem de segurança.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Robson Paulo de Jesus 29 de julho de 2019

    Muito bom Suno!
    Obrigado pelo conteúdo.

    Responder
  • Damares 2 de agosto de 2019

    Boa tarde! Uma dúvida? Os funcionários continuam os mesmos ou haverá troca?

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!