Por: Tiago Reis

Radar do mercado: EDP Energias (ENBR3) comunica atribuição de rating pela Fitch

Na data de ontem (29), a EDP – Energias do Brasil S.A. comunicou ao mercado e aos seus acionistas a atribuição de Rating Nacional de Longo Prazo “AAA(bra)” com perspectiva estável pela agência de classificação de risco Fitch Ratings.

No racional da nota, consta que a empresa possui um risco de negócio de baixo a moderado em sua atuação no setor de energia elétrica brasileiro.

A EDP possui uma base de ativos diversificada em segmentos, contribuindo com a diluição dos riscos operacionais e regulatórios.

Minicurso: Investindo em Fundos Imobiliários

Inscreva-se no nosso minicurso curso gratuito sobre FIIs e aprenda os principais conceitos para investir e viver da renda de Fundos Imobiliários!

Além disso, a Fitch acredita que haverá um fortalecimento da geração de caixa operacional pelo grupo EDP nos próximos anos, por conta das revisões tarifárias de suas distribuidoras de energia, ocorridas em 2019, bem como o início da operação de projetos de transmissão.

Nesse contexto, a agência de classificação está considerando como positivo o fato de os custos não gerenciáveis, como a compra de energia, serem repassados à tarifa.

A nota também é explicada pela expectativa de que a empresa manterá os indicadores de crédito em patamares conservadores, embora haverá um pico de alavancagem em 2020, por conta do ciclo de investimentos.

Outro aspecto considerado são os 2.859 MW de capacidade instalada de geração de energia em operação pela EDP, oriundos da carteira de ativos, majoritariamente composta por usinas hidrelétricas.

A perspectiva estável da nota é apoiada na expectativa de que os fundamentos de crédito do grupo não serão afetados por possíveis alterações regulatórias, no contínuo fortalecimento da base de operações e na manutenção de um perfil financeiro compatível com a classificação.

Cabe destacar que a EDP Energias do Brasil é uma holding que detém investimentos nos segmentos de Geração, Distribuição, Comercialização, Transmissão e Serviços de energia elétrica.

No segmento de geração, a empresa controla as operações de empreendimentos de fonte convencional, como usinas hidrelétricas e usinas termelétricas em seis estados do país.

No segmento de distribuição, atua com duas distribuidoras nos estados de São Paulo e Espírito Santo, e na comercialização, negocia contratos de compra e venda de energia com clientes distribuídos em todo território nacional.

A sua subsidiária, EDP Grid, atua na prestação de serviços técnicos e operacionais, incluindo sistemas de transmissão, distribuição e manutenção para clientes corporativos, projetos de eficiência energética e geração distribuída fotovoltaica.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Felipe Silva 30 de outubro de 2019

    Portanto…. ???

    Responder
  • Paulo H 30 de outubro de 2019

    Empresa com otimos fundamentos, excelente gestao…o maior envolvimento em transmissao mostra o qto estao focados em gerar valor , ao meu ver bem descontada ainda. perante seus pares.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!