Por: Tiago Reis

Radar do mercado: Enauta (ENAT3) anuncia início da produção de poço do Campo de Atlanta e decisão favorável de concessão

A Enauta Participações S.A., antiga Queiroz Galvão, emitiu dois anúncios ontem (24) aos seus acionistas e ao mercado em geral. Um deles diz respeito à decisão favorável da ANP para formalização da cessão da Dommo (DMMO3) do Bloco BS-4, enquanto o outro trata sobre o início da produção do terceiro poço no Campo de Atlanta.

Quanto ao primeiro comunicado, a companhia fez referência ao processo em tramitação perante a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para formalização da cessão da Dommo Energia S.A. do Bloco BS-4, tendo em vista sua inadimplência histórica com as obrigações de aporte financeiro no consórcio e o exercício pela Barra Energia da retirada compulsória da Dommo sem compensação financeira.

 

O pedido de cessão foi formulado pela Barra à ANP, no contexto das diversas disputas existentes entre a Dommo Energia, a Barra Energia e a Enauta a respeito do Bloco BS-4. Vale ressaltar que as companhias já consideravam a saída da Dommo, com base em decisões arbitrais de 2018, retroativas a 2017.

Neste cenário, a empresa informou da decisão final, proferida pela ANP no dia 19 de junho, aprovando a cessão da totalidade dos direitos e titularidade da Dommo no Bloco. Sendo assim, serão firmados os instrumentos necessários à transferência formal dos 40% de participação anteriormente detidos pela Dommo para a Enauta Energia S.A (controlada da Enauta) e para a Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda., de modo que cada uma passa a deter 50% do Bloco.

Por meio de fato relevante divulgado ao mercado também na data de ontem, a Dommo informou que promoverá as medidas legais disponíveis para proteger os seus direitos em relação à sua participação no Bloco BS-4.

Já no que tange ao segundo comunicado, a companhia informou que a produção do terceiro poço no Campo de Atlanta foi iniciada em 21 de junho de 2019. Este terceiro poço, que atualmente está em fase de estabilização, completa o Sistema de Produção Antecipada (SPA), que produziu o primeiro óleo no campo em maio de 2018.

Aprenda como analisar uma ação

A Enauta Energia é operadora do Bloco BS-4, localizado na Bacia de Santos, comportando Atlanta. Já o Campo de Atlanta, por sua vez, é um campo de óleo do pós-sal, situado a 185 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de aproximadamente 1.500 metros.

A sonda Laguna Star, responsável por finalizar as atividades do terceiro poço, iniciará a intervenção nos dois primeiros poços produtores ainda neste mês, de acordo com a Enauta.

“Estamos satisfeitos em informar que as atividades para início da produção do terceiro poço foram concluídas e o Campo de Atlanta já atingiu o marco de 5MM de barris produzidos. A partir de agora, avançaremos com as atividades para restaurar a capacidade de produção dos dois primeiros poços produtores e tudo indica que ao final das intervenções a média diária do Campo de Atlanta atinja 25 a 27 mil barris por dia, com aumento substancial da receita”, ressaltou o diretor de produção da Enauta, Danilo Oliveira.

No mais, cabe lembrar que a Enauta é uma companhia que atua na exploração, produção e comercialização de gás, petróleo e seus derivados. Além disso, é a única empresa privada brasileira a operar na área premium do pré-sal da Bacia de Santos. Seu portfólio atual é tal qual é mostrado na tabela abaixo:

Entretanto, não é possível observar um histórico consistente de resultados da Enauta, de modo que aguardamos pacientemente seu progresso, de fora de um investimento no papel.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Marcelo Airoso Pimentel 25 de junho de 2019

    Quero chegar a 100 mil enat3 antes de se furar o poço em Sergipe. Pq aí o céu é o limite.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

181 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

%d blogueiros gostam disto: