Por: Tiago Reis

Radar do mercado: Embraer (EMBR3) comunica entrega de primeiro avião multimissão KC-390 à Força Aérea Brasileira

Na data de ontem (04), a Embraer comunicou, ao mercado e aos seus acionistas, que, na mesma data, entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro avião de transporte multimissão KC-390.

A entrega do avião foi feita em cerimônia realizada na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.

A Embraer informou que a entrega dá início aos preparativos para a entrada da aeronave em serviço na FAB, onde será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT).

 

Além disso, a companhia tem realizado treinamentos teóricos e práticos junto às equipes da FAB para o início das operações da aeronave.

O projeto é feito em conjunto da FAB com a Embraer, sendo o KC-390 desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado.

Dessa forma, a Embraer afirmou que o Programa KC-390 representa um avanço significativo, em termos de tecnologia e inovação, para a indústria aeronáutica brasileira e um salto operacional para a aviação de transporte da FAB.

Aprenda a Investir em Dividendos

Adicionalmente, a empresa informou que, em 2014, a FAB assinou pedido firme para 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial.

Os aviões são produzidos na fábrica de Gavião Peixoto, em São Paulo.

O KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 2018, quando atingiu a Capacidade Inicial de Operação (Initial Operational Capability – IOC), assegurando, assim, as condições necessárias para o início da operação da aeronave.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, afirmou que “a incorporação do KC-390 na Força Aérea Brasileira é um marco na aviação militar, […] contribuindo para o cumprimento da missão de controlar, defender e integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade.”

Já o Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, disse que “a entrada em serviço do KC-390 na FAB representa um marco importante para o programa e certamente aumentará o crescente interesse internacional por essa aeronave, consolidando o caminho para novas vendas.”

Ainda no mesmo comunicado, foi informado que com o objetivo de maximizar a disponibilidade operacional da frota de aeronaves KC-390 no cumprimento das respectivas missões, a FAB e a Unidade de Serviços & Suporte da Embraer assinaram um abrangente contrato de suporte e serviços, com vigência de cinco anos.

Pelo que foi acordado, a TechCare, portfólio de soluções da Embraer, ficará responsável pelo suporte logístico e de engenharia, controle de manutenção, reparo de componentes, equipe de apoio para entrada em serviço, fornecimento de materiais e um módulo adicional, que inclui análises estruturais, desenvolvimento de boletins de manutenção e pintura de aeronaves, entre outros serviços.

Por último, a Embraer informou que o KC-390 também foi adquirido recentemente pelo Governo de Portugal e é capaz de realizar diversas missões, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios florestais e capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, além de reabastecimento em voo.

Acreditamos que a entrega do KC-390 é um importante passo para a Embraer. No entanto, mantemos o nosso racional a respeito do investimento no ativo, considerando o seu setor de atuação permeado por incertezas de difícil previsão. Portanto, seguimos de fora de EMBR3.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Jhonas 5 de setembro de 2019

    Adorei a notícia!

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

205 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

%d blogueiros gostam disto: