A Vale divulgou ontem (19) a sua produção geral no 3T17.

O destaque ficou para a produção de minério de ferro da companhia, que atingiu recorde trimestral de 95,1 Mt no período, ficando 3,3 Mt maior do que no 2T17 devido, principalmente, à melhor performance operacional no Sistema Norte e ao ramp-up de S11D.

Entretanto, os volumes de venda para o 3T17 foram menores do que os volumes de produção, implicando em um leve aumento dos estoques como resultado de necessidades operacionais e estratégias de mercado. A relação do volume de vendas/produção, no entanto, ficou maior do que no 2T17.

Já a produção de níquel alcançou 72.700 t no 3T17, ficando 10,2% maior do que no 2T17, devido, principalmente, ao retorno da produção do forno #2 de Sudbury em julho, à forte performance de produção em Thompson e à sólida performance em Onça Puma. Em meados de setembro, Sudbury concluiu a transição para o fluxo operacional com forno único e passou a operar desta forma.

 

Entendemos que a Vale continua a passos largos em direção à sua meta de reestruturação da sua governança corporativa, e também de sua alta performance, prova disso são os números preliminares de produção apresentados pela companhia no comunicado referenciado.

Abaixo o resumo divulgado pela companhia que repassa um panorama geral de sua produção no trimestre:

Tudo indica que a companhia apresentará, em seus dados financeiros, melhorias decorrentes da visível melhora na sua produção como um todo.

Continuaremos observando atentos as movimentações estruturais propostas aos poucos pelo novo presidente da companhia, Fabio Schvartsman, o qual já deixou claro que pretende deixar o governo com participação cada vez menos na mineradora, tendo afirmado, inclusive, que “o governo é muito bem-vindo como acionista minoritário”.

Continuamos com nossa crença na alta capacidade de gestão que possui Schvartsman ao mesmo tempo que seguimos acompanhando as movimentações da mineradora brasileira.

Comentários
Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

[i]
[i]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account