Por: Tiago Reis

Radar do Mercado: Vale (VALE3) comunica sobre paralisação de terminal e coronavírus

A companhia comunicou sua decisão de paralisar, temporariamente, seu centro de distribuição na Malásia, o Terminal Marítimo Teluk Rubian. A suspensão terá início hoje (24) e ocorrerá até, pelo menos, o dia 31 de março.

De acordo com o comunicado, a decisão foi tomada porque, no momento, não está sendo possível garantir os recursos mínimos para que a operação no terminal seja segura. Com isso, os navios que chegarem ao terminal serão redirecionados entre as instalações de blendagem na China.

O documento destacou que a medida não tem impacto no volume de produção e nas vendas de 2020, mas sim nas vendas de cerca de 500.000 ton. no 1T20. Com isso, espera-se um aumento imaterial devido à logística adicional.

Guia do Imposto de Renda para Investidores

Nesta sexta-feira (20), foram confirmados dois casos de funcionários da companhia com coronavírus. A Vale informou o fato para as autoridades e vem prestando a assistência necessária aos empregados. Segundo o comunicado, eles passam bem e estão em isolamento domiciliar.

Ainda no comunicado de sexta-feira (20), a companhia ofereceu ajuda humanitária ao governo brasileiro, utilizando a sua infraestrutura na região para trazer insumos médicos para atender pacientes infectados pelo vírus.

Com isso, nesta segunda-feira (22), a Vale anunciou a compra de 5 milhões de testes rápidos para o novo coronavírus. Os testes, que permitem um resultado em cerca de 15 minutos, virão da China e serão entregues ao governo brasileiro.

A estimativa é de que 1 milhão de kits chegue ao país no início da próxima semana e os demais até meados de abril. A quantia total adquirida pela Vale representa metade das unidades que o Ministério da Saúde diz necessitar no momento.

Além disso, a empresa ainda comprou equipamentos de proteção individual para médicos e enfermeiros, como óculos, luvas e máscaras. De acordo com o comunicado, estes equipamentos também serão encaminhados ao governo brasileiro.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

3 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Thais 24 de março de 2020

    É o minimo que a Cia Vale pode fazer, em compensação a todos os danos ambientais e humanos, por ela (ou suas subsidiárias) causados, nos casos das tragédias de Brumadinho e Mariana.

    Responder
    • Carlos Henrique 24 de março de 2020

      Em que pese a dor humanitária e os danos ambientais em Brumadinho e Mariana, isso é inegável, a situação de pandemia que o mundo vive agora não é responsabilidade da Vale, portanto, eu só tenho que aplaudir a atitude louvável da companhia diante dessa situação, ao prestar ajuda ao governo brasileiro, ao contrário de muitos políticos irresponsáveis e imprensa podre que, ao contrário de companhias como Vale e muitas outras que a imprensa podre não divulga, só atrapalham e criticam o que o governo está fazendo no sentido de minimizar o sofrimento do povo brasileiro.

      Responder
      • Robson alves 24 de março de 2020

        qual será a real intensão da Vale por tras dessa compra??? politicamente correta a atitude dela, mas eu nao aplaudiria agora.

        Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

Você quer receber os melhores conteúdos para Investir?

A Suno está criando novos conteúdos para melhorar os seus investimentos, e você pode nos ajudar respondendo uma pesquisa de 2 minutos!

Sem Título-1
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente