Acesso Rápido

    Radar do Mercado: Vale (VALE3) anuncia joint venture para construção de porto na China

    Radar do Mercado: Vale (VALE3) anuncia joint venture para construção de porto na China

    A Vale (VALE3) anunciou a criação de uma joint venture com a Ningbo Zhoushan Port Company para construir, possuir e operar o Projeto West III no Porto de Shulanghu, na cidade de Zhoushan, província de Zhejiang (China).

    Esse projeto consiste na expansão das instalações do Porto de Shulanghu, além do desenvolvimento de um pátio de estocagem e berços de carregamento com capacidade adicional de 20 milhões de toneladas por ano (Mtpa).

    Nesse sentido, ao participar do projeto, a Vale garantirá uma capacidade portuária total de 40 milhões de toneladas por ano em Shulanghu, o que ajudará a companhia a otimizar custos na comercialização do minério de ferro produzido e exportado.

    O investimento que deve ser realizado pela nova empresa no referido projeto é de aproximadamente US$ 624 milhões e inclui a aquisição de direitos de propriedade e o desenvolvimento da capacidade portuária adicional de 20 Mtpa.

    A Vale deterá 50% da joint venture, e ambas as partes pretendem obter empréstimos de terceiros de até 65%, mas não menos que 50%, para financiar o projeto.

    Segundo a companhia, a construção do projeto deverá durar cerca de três anos e terá início após ambas as partes obterem as aprovações antitruste e outras aprovações regulatórias na China.

    Dessa forma, a Vale reforçará sua capacidade logística naquele país, uma vez que o porto de Shulanghu é estratégico, pois pode não só reduzir o custo do transporte e distribuição dos produtos da empresa, mas também atracar os navios da companhia no porto.

    A Ningbo Zhoushan é a operadora dos terminais portuários públicos da cidade de Zhoushan, ocupando o primeiro lugar por 11 anos consecutivos em termos de movimentação total de carga no mundo. Assim, a Ningbo é especializada no carregamento e descarregamento de grandes contêineres de minério de ferro, petróleo, carvão, entre outros.

    Por fim, a Vale afirmou que a parceria com a Ningbo Zhoushan tem sido fortalecida nos últimos anos – em virtude de o mercado chinês ser estratégico para a companhia.

    Tags
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *