Por: Tiago Reis

Radar do Mercado: Petrobras (PETR4) divulga resultados do 4T19 e teaser para venda de unidade de fertilizante

Nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, a companhia divulgou os resultados do último trimestre de 2019. O relatório destacou o bom desempenho na produção de óleo e gás, que há muitos anos não apresentava resultados recordes.

Pela primeira vez a marca de 3,0 MMboed foi ultrapassada em um trimestre, com a produção de 3,025 MMboed de óleo e gás no 4T19. Tal fato foi impulsionado pelo ramp-up dos novos sistemas de produção, que refletiram melhores resultados no segundo semestre de 2019.

No que diz respeito ao pré-sal, o 4T19 teve aumento na produção de 46,4% se comparado com o mesmo período de 2018, enquanto a comparação ano a ano demonstra um crescimento de 28,4% de 2019 a 2018. Com isso, a produção de óleo no pré-sal chegou a 59% da produção brasileira, ou seja, mais da metade.

Guia do Imposto de Renda para Investidores

Baixe gratuitamente o nosso guia e aprenda como declarar o Imposto de Renda dos seus investimentos de forma simples e prática!

Já no segmento de refino, a empresa aumentou a produção de bunker e de correntes de óleo combustível com baixo teor de enxofre com vistas às demandas do mercado internacional. A produção dessas correntes está em trajetória crescente, já que houve aumento do 3T19 para o 4T19, assim como do 2T19 para o 3T19.

Os dados de exportação também foram positivos, com aumento de 11% em relação ao 3T19 e 38% em relação ao 4T18. Da mesma forma, o setor de geração de energia elétrica também apresentou aumento em relação ao 3T19, nesse caso de 16%.

Além disso, a companhia também informou sobre o início da fase de divulgação de oportunidade da venda de 100% de sua Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III. A unidade se encontra em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, com a construção interrompida em 2014.

A obra de construção da unidade já avançou cerca de 81%, de modo que a sua finalização será de responsabilidade do potencial comprador. Após a conclusão, a usina terá capacidade de produção de Ureia e Amônia de 3.600 t/dia e 2.200 t/dia, respectivamente.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

3 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • wilson 11 de fevereiro de 2020

    E o lucro da empresa no período?

    Responder
  • Pedro 11 de fevereiro de 2020

    O medo da Petrobrás é as eleições, se muda o vira do governo isso pode jogar ela no chão novamente….

    Responder
  • Carlos Alberto 11 de fevereiro de 2020

    Excelente muito bem proveitoso esse material fico muito grato por este relatório estou aprendendo muito e ficando muito bem informado obrigado

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

60 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!