Radar

Radar do Mercado: Petro Rio (PRIO3) – Companhia comunica processo de desdobramento de ações

By 7 de março de 2019 No Comments

A Petro Rio comunicou ontem (06) aos seus acionistas e ao mercado em geral que foram aprovados, em Assembleia Geral Extraordinária realizada no último dia 1 de março, o desdobramento de suas ações à razão de 1/10, de forma que cada ação de emissão da companhia passe a ser representada por 10 ações.
Neste sentido, a companhia acrescentou que serão emitidas 122.018.211 novas ações, sendo que o seu capital social se manterá no valor de R$ 3.421.864.092,46, passando a ser composto por 135.575.790 ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal.

No mesmo comunicado, a companhia informou também a ratificação da eleição do Sr. Nelson de Queiroz Sequeiros Tanure ao seu Conselho de Administração.

Como complemento ao comunicado acima, vale mencionar que o referido desdobramento será efetuado em números inteiros e, diante disso, não há motivo para se falar em tratamento de frações.

“As novas ações emitidas terão os mesmos direitos e características das ações atualmente existentes, participando de forma integral a todos os benefícios, inclusive a dividendos e eventuais remunerações de capital que vierem a ser aprovados no exercício”, complementou a companhia.

Adicionalmente, as ações passaram a ser negociadas desdobradas (ex-desdobramento) ontem (06), ou seja, no mesmo dia da divulgação do anúncio, sendo que, no entanto, o crédito das ações desdobradas será realizado no próximo dia 11 de março pelo Banco do Brasil, na função de escriturador.

Ainda de acordo com a Petro Rio, o desdobramento tem como principais objetivos:

  • Manter o valor de cotação da ação no mercado em um patamar atrativo à negociação para todas as classes e portes de investidores;
  • O aumento da liquidez, haja vista que, com o processo, as ações passam a ser mais acessíveis a investidores de menor porte por permitir a aquisição de lotes mínimos a preços menores;
  • O aumento do índice de negociabilidade, devido ao maior número de lotes negociados, o que aumenta as chances de a companhia ingressar nos índices da B3, como o índice IBrX-100, podendo assim atrair mais uma gama de novos acionistas indexados aos mesmos;

Apesar de possuir objetivos claros, avaliamos o referido processo em nada muda no que diz respeito ao operacional da companhia e, por conta disso, continuamos com o mesmo racional a respeito da Petro Rio.

Recomendamos a leitura dos relatórios que fizemos sobre a companhia para uma melhor compreensão do racional por detrás do case.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.