Por: Tiago Reis

Radar do Mercado: Energias do Brasil (ENBR3) divulga release operacional do 1T20

A EDP divulgou nesta quarta-feira (15) informações referentes ao mercado de energia elétrica no primeiro trimestre de 2020. As informações são relacionadas aos segmentos de atuação da companhia.

No segmento de distribuição, o volume de energia distribuída reduziu 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Grande parte da redução veio da EDP Espírito Santo (-11,3%). A EDP São Paulo viu uma redução de apenas 0,8% no mesmo período.

Tanto em SP quanto no ES, as maiores diferenças foram na classe rural. Por outro lado, no ES, a classe industrial também teve bastante influência na queda.

Segundo a EDP, a redução na classe rural se deu, principalmente, pela reclassificação de clientes (em SP) e pelo maior volume de precipitação (no ES), que contribui para a redução do consumo de energia elétrica para irrigação.

Na parte industrial, no ES, a redução reflete a queda do consumo da Vale, em função dos desdobramentos ocorridos com a paralização de suas atividades em Brumadinho. Excluindo este efeito, seria notado um ligeiro aumento de 0,5% nessa classe, ao invés da queda de 15,9%.

O consumo de energia distribuída é resultado das condições climáticas que apresentaram temperaturas mais amenas, além do número de dias médios faturados e efeitos pontuais de grandes clientes.

A distribuição por classes se encontra da seguinte maneira:

No total, a EDP informou que registrou aumento de 2,1% no número de clientes e de 14,9% no número de clientes livres.

Já na parte de geração hídrica, houve redução de 26,6% no volume de energia vendida. Tal redução é decorrente do menor volume de energia secundária, refletindo no menor número de contratos bilaterais.

Na geração térmica, a disponibilidade média da usina foi de 76,4%, em função da manutenção programada.

A EDP também comentou sobre a pandemia de COVID-19. A companhia informou que vem adotando medidas de monitoramento e prevenção para proteger seus colaboradores e as comunidades onde atua. Também reforçou a segurança de suas equipes e implantou um robusto plano de contingência.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!