Por: Tiago Reis

Radar do Mercado: Eletrobras (ELET6) tem rating de boa pagadora pela Fitch com perspectivas negativas

A Fitch Ratings afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Local e Estrangeira em ‘BB-‘ e o Rating Nacional de Longo Prazo em ‘AA (bra)’ da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras).

A agência também afirmou o rating ‘BB-‘ das notas seniores sem garantias reais da Eletrobras. A Perspectiva dos IDRs é negativa e a do Rating Nacional de Longo Prazo é estável.

A Fitch Ratings é uma agência internacional de avaliação de crédito, com sedes em Nova Iorque e Londres. Junto com a Moody’s e a S&P’s, é uma das três principais agências do ramo no mundo. Alguns dos critérios que ela utiliza para atribuir notas às empresas são o tipo de dívida que ela tem e o quanto ela é sensível ao risco sistêmico.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

De acordo com a “Metodologia de Rating de Entidades Vinculadas a Governos” da Fitch, os IDRs da Eletrobras são equalizados ao rating soberano do Brasil
(‘BB-‘ /Perspectiva Negativa), pois o vínculo da companhia com o governo federal é  considerado forte e o governo tem o incentivo, de forte a muito forte, de prestar suporte à companhia.

A intenção de o governo privatizar a Eletrobras não foi considerada na análise, pois a sua concretização ainda é incerta.

Se a companhia se tornar uma entidade privada, a Fitch provavelmente deixará de associar o seu rating ao do soberano e a analisará com base apenas em seu perfil de crédito individual, que atualmente condiz com um rating ‘b’, devido à geração de Fluxo de Caixa Livre (FCF) pressionada e à elevada alavancagem ajustada, apesar do baixo risco de negócios e de sua relevante escala no setor de energia elétrica.

A faixa completa de melhores e piores cenários de ratings de crédito para todas as categorias de rating varia de ‘AAA’ a ‘D’. Os melhores e piores cenários de ratings de crédito se baseiam no histórico de desempenho.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Marcos Antonio de Oliveira 20 de junho de 2020

    Show, muito bom.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!