Por: Tiago Reis

Radar do Mercado: Copel (CPLE6) – Estatal comunica alterações em diretorias e medidas de melhoria de eficiência e redução de custos

A Companhia Paranaense de Energia – COPEL – comunicou ontem (29) aos seus acionistas e ao mercado em geral que foram indicados o Sr. Maximiliano Andres Orfali, como Diretor Presidente da Copel Distribuição, e o Sr. Franklin Kelly Miguel, como Diretor Presidente da Copel Comercialização, além do Sr. Wendell Alexandre Paes de Andrade de Oliveira, nomeado Diretor Presidente da Copel Telecom em 10 de janeiro de 2019.

Adicionalmente, como parte de seu plano de melhoria continua de eficiência e redução de custos, a companhia disse seguir avaliando várias iniciativas que serão adotadas no curto, médio e longo prazo.

 

No que tange o comunicado acima, cabe aqui acrescentar que o senhor Maximiliano Andres Orfali é funcionário de carreira da Copel, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Sistemas Elétricos de Potência (UFSC) e em Gestão Técnica de Concessionárias de Energia (UFPR), além de MBA em Gestão de Negócios e Gestão Avançada em Finanças Empresariais. Com 24 anos de carreira, predominantemente na Copel Distribuição, ocupou diversos cargos de gestão, tendo sido Diretor Presidente dessa subsidiária entre 2017 e 2018.

Já o senhor Franklin Kelly Miguel é Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e formado em Direito pela Faculdades Dom Bosco. Possui pós-graduação em Comercialização, Operação e Planejamento da Indústria de Energia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), MBA – Executivo em Energia (FGV), é Mestre em Engenharia Elétrica (UFSC) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). O Sr. Franklin é professor na FGV desde 2011 na área de regulação, comercialização e tarifas do setor elétrico. Empregado de carreira da Copel, desde 1998, foi Diretor Presidente da Copel Comercialização entre 2016 e 2017, além de ter atuado na empresa como engenheiro, gerente de departamento, superintendente e assessor da presidência.

Por fim, o senhor Wendell Oliveira foi CEO da GE Power Conversion, na divisão de motores elétricos da GE, trabalhou na Siemens nos anos 2000, foi CEO da operação no país da multinacional francesa do setor de energia Rexel e Consultor de Negócios.

Paralelamente, no que diz respeito as medidas de melhoria de eficiência e redução de custos, a companhia acrescentou que as iniciativas de implementação imediata serão:

– Redução de 50% dos cargos de Assessores e a extinção dos cargos de Gerente Assistente de Superintendência, em todas as Diretorias;

– Os diretores-adjuntos das subsidiárias deixam os seus cargos sem nomeações em substituição; e

– Desocupação dos prédios locados em Curitiba, da Rua Emiliano Perneta, da Rua Comedador Araújo e do Polo Barigui, na Rua Mario Tourinho, um total de 5.000 m² de área útil.

“Essas medidas possibilitarão uma economia anual de aproximadamente R$10 milhões e vêm em consonância aos compromissos assumidos pela nova gestão, às quais se somam boas práticas de governança e compliance, que constituem um pilar de sustentação dos negócios da Copel”, destacou a companhia em seu comunicado.

No entanto, embora julguemos serem medidas positivas no que diz respeito à eficiência operacional da companhia nos próximos anos, ainda enxergamos que o maior empecilho frente à companhia é o fato de a mesma ser uma estatal controlada pelo Estado do Paraná.

Estatais, só de graça, e como não é o caso da Copel nesse momento, preferimos seguir de fora da companhia por tempo indeterminado.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

193 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente