Por: Tiago Reis

Radar do mercado: Cogna educacional (COGN3) comunica rating da Fitch

Na última sexta-feira (11), a Cogna Educacional (Antiga Kroton) comunicou ao mercado e aos seus acionistas que recebeu o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+(bra)’, atribuído pela Fitch Ratings.

No racional da nota, há a extensão para uma subsidiária da Cogna, a Saber Serviços Educacionais, com perspectiva estável. A Fitch considerou o forte posicionamento do grupo no fragmentado setor de educação do Brasil.

Dessa forma, a elevada escala de operações, a grande capilaridade geográfica, além do seu modelo de negócios diversificado e complementar, atenuam parte das pressões de um ambiente macroeconômico ainda desafiador no segmento de ensino superior.

E-book: Aprenda como analisar uma ação

Baixe gratuitamente o nosso ebook e conheça os principais critérios para se analisar uma ação antes de investir!

A análise incorpora que a Cogna conseguirá equalizar sua estrutura de capital após a aquisição da Somos Educação S.A., ao mesmo tempo em que mantém sua rentabilidade em patamares adequados, mesmo diante de maior competição e de um cenário econômico ainda letárgico.

Entretanto, a Fitch considerou que a empresa precisa administrar com cautela seu ciclo de caixa, dado o aumento da exposição a financiamentos privados com risco próprio e as novas operações de vendas de livros didáticos, que podem trazer adicionais ao seu capital de giro.

Além disso, a perspectiva estável da nota de rating indica uma expectativa de que a Cogna retornará a um nível de alavancagem financeira líquida mais conservador, enquanto manterá um perfil de liquidez adequado frente as suas obrigações de curto e médio prazos.

Para 2019, a agência de crédito estima um pico de alavancagem, medida por dívida líquida ajustada/EBITDA, de 3,9 vezes, com retorno a patamares de 3,5 vezes a partir de 2020.

Cabe destacar que a Cogna é uma das maiores empresas de educação privada do país, com mais de 50 anos na prestação de serviços no Ensino Básico e de mais de 15 anos no Ensino Superior.

Atualmente, a Cogna possui 158 unidades de Ensino Superior, presentes em 116 cidades brasileiras e 1.410 polos de Ensino a Distância.

Seu capital social, atualmente, é dividido tal como mostrado abaixo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

4 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Carlos 14 de outubro de 2019

    Acho que ficou incompleto. Faltou a conclusão.

    Responder
  • Carlos 14 de outubro de 2019

    Faltou sobre o racional!

    Responder
  • Luís Fernando 14 de outubro de 2019

    Então…..

    Responder
  • Felipe Silva 22 de outubro de 2019

    Portanto….

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!