Por: Tiago Reis

Radar do mercado: Banco Inter (BIDI4) anuncia plano de melhoria de governança e liquidez

O Banco Inter S.A., primeiro banco 100% digital do país, anunciou ontem (11) aos seus acionistas e ao mercado em geral que irá implementar um plano de melhoria de governança e liquidez.

Conforme mencionado à época de sua abertura de capital, o Banco tem como objetivo melhorar constantemente o nível de sua governança corporativa, agregando valor aos seus acionistas, que hoje já são mais de 36 mil pessoas físicas e jurídicas.

 

Vale ressaltar que o Banco, de acordo com Decreto Presidencial, está autorizado a receber participação estrangeira em até 100% de seu capital.

O plano será implementado com base nos objetivos de se elevar o nível de governança corporativa, assegurar maior liquidez a longo prazo para os acionistas, além de propor reorganização da estrutura acionária através de desdobramento e unitização das ações.

Sendo assim, a companhia, que atualmente está listada no Nível 1 de Governança Corporativa da B3, solicitará pedido de migração ao segmento especial Nível 2 da B3, que possui um padrão de governança acima do exigido pelo nível 1. Isto é, além dos requisitos do Nível 1, o Nível 2 é constituído por empresas que adotam uma política de equilíbrio de direitos entre acionistas minoritários e controladores.

Aprenda como analisar uma ação

A título de curiosidade para o leitor, é possível encontrar uma extensa tabela comparativa dos segmentos de listagem nesta página da B3.

Esta migração está alinhada à estratégia de criação de valor de longo prazo do Banco, colaborando para conceder determinados direitos de voto às ações preferenciais de emissão do Banco, conforme o regulamento deste novo nível.

Além disso, ocorrerá a listagem de ações ordinárias na B3, bem como a implementação de um programa de emissão de certificados de depósitos de ações do Banco, para a formação de Units. Cada Unit será representativa de uma ação ordinária e duas preferenciais, a serem formadas por meio de conversão bilateral de ações.

Adicionalmente, para aumentar a liquidez do papel, o Banco desdobrará suas ações na proporção de 1 para 6, de modo que seu capital social passará a ser formado por 609.205.002 ações, preservando todos os direitos e vantagens dos acionistas. Com o desdobramento, além de maior liquidez, as ações estarão com sua cotação em um patamar mais acessível aos investidores.

A partir da evolução destas etapas, o Banco Inter disse que irá avaliar formas de incrementar sua estrutura de capital, seja por meio de admissão de investidor estratégico em seu capital social e/ou de uma oferta pública primária subsequente de ações. Deste modo, pretende-se sustentar o ritmo de crescimento experimentado pelo Banco desde sua abertura de capital.

Aprenda a Investir em Dividendos

Segundo fontes do jornal Valor Econômico, o Inter estuda a opção de um follow-on para levantar cerca de R$ 1 bilhão.

No 1T19, o banco atingiu mais de 2 milhões de correntistas, atraídos por uma proposta de tarifa zero, usabilidade e um ecossistema crescente de serviços. Em março, o último mês reportado, o banco estava abrindo em média 8,5 mil contas por dia útil.

Acreditamos que, embora o movimento aparente seja positivo, o Banco Inter apresenta, atualmente, múltiplos esticados. Trata-se de uma análise difícil, pois não há pares de mercado que tenham a operação muito semelhante à de BIDI4.

No entanto, não enxergamos que há perspectiva de que a companhia permaneça sendo negociada nos múltiplos atuais por muito tempo. Isso porque seria necessário um aumento muito grande na monetização por cliente para que o atual valuation se justifique.

Gostamos da companhia, de seus gestores e de sua proposta. Porém, no momento, acreditamos que não há margem de segurança para uma entrada. Aguardaremos pacientes com relação ao case, observando atentamente a estratégia da companhia para rentabilizar sua operação.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

7 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Michel 12 de junho de 2019

    Otima matéria sobre BIDI!! Objetiva e muito esclarecedora!!
    Tksss

    Responder
  • Carlos Eduardo 12 de junho de 2019

    Obrigado Tiago pelo excelente serviço.

    Responder
  • Joab 12 de junho de 2019

    Obrigado Tiago.
    Excelente matéria.

    Responder
  • Luiz Paulo kenny 12 de junho de 2019

    Sou acionista de BIDI4 e digo: este plano é furado ..Esta cheio de erros …e vai fracassar no curto praso pois .. e talvez leve até mais de 3 meses para o preço voltar ao patamar norma de hoje quando logo após desdobrar o preço cair demais… vejam o que aconteceu com a VISA uns anos atrás. .. o fato é que um desdobramento pequeno como este não deixará visivel o suficiente no grafico que o evento trarou-se de um desdobramento e o gráfico vai ficR parecendo que foi um dia de queda por causa de algum escândalo na empresa…. aconteceu isso com a Visa uns anos atrás ao desdobrar tão pouco e os usuarios mais leigos simplesmente olham o gráfico e enchergam aquilo ali como uma queda que houve…e nao se ligam aue doi um desdobramento. ..dai as pessoas comuns e leigas simplesmente fogem de comprar a ação. ..aí o valor mais baixo lá do aue o que cistava antes termina de dar a sensação a pessoa leigas de que a ação caiu mesmo.. é por isso que a Amazon custa caro e não desdobra.. e outras empresas também nao andam fazendo desdobramento .. vejam que a Magazine luisa não está nem pensando nisso… o fato é que.. para que isso seja feito….tem de ser desdobramentos gigante de 100 ações para 1 ou até mais.. . E assim deixar o gráfico nitidamente visivel de que houve ali um desdobramento. .. e assim qualquer leigo futuramente poder enxergar sem se confundir. Isso sim faz a diferença. .. a Mastercard fez aasim… um desdobramento gigante . E dai logo em seguida viu o resultado disso… pois a MasterCard estudou muito e aprenderam com o Erro da Visa e aprenderam aue o ser humano o é maior impacto … via impacto visual .. pois saber a notícia completa ninguem busca saber.. ainda mais anos depois ninguém busca no googlr para saber o que houve…a pessoa passa batido pelo grafico e pensa que foi uma queda nas ações naquele dia. . Quase ninguém percebe que foi desdobrado a não ser aue hava impacto Visual

    Responder
  • Luiz paulo kenny 13 de junho de 2019

    Em vez de fazer desdobramentos mal feitos.. deveriam em primeiro lugar entender o que a nova lei realmente permite… a lei Permite 100% de capital estrangeiro nas ações. .. e para os estrangeiros poder comprar ações de uma empresa Brasileira é preciso levar a empresa que esta no Brasil para a Bolsa Americana.. (geralmente bolsa de New York) … assim sendo… a lei permite 100% de capiral estrangeiro não é?. Entao permite que uma empresa
    Opere estando 100% como uma ADR (american deposit repository) o inverso de BDR)… assim sendo… normalmente vemos no Brasil BDR da Microsoft e Apple e Disney sendo negociadas na B3 mas que representam poucos % da ações dessas empresas pois a maior parte esta la… nas bolsas estrangeiras acessiveis por la apenas através daauela bolsa e nós aqui podemos comprar apenas a parte que esta aaui dentro da nossa bolsa aue são as BDRs…. só que.. o inverso também existe… a Petrobras por exemplo e outras empresas Brasileiras tambem estao la forra presentes nas bolsas estrangeiras em forma de ADR para o estrangejto (o inverso de BDR) e tambem representam poucos % do tamanho da empresa pois a maior parte ainda esta no Brasil…. Só
    Que … as ações todas atuais, com a nova lei, podem ser Convertidas 100% em ADR .. e operar 100% das ações de uma empresa Brasileira só lá.. na bolsa de New York. . De tal modo que …. a B3 ainda ganha do mesmo modo por cada operação. . E a Bolsa de New York tambem ganhe… só aumentaria é o custo dos investidores em pagar taxa de liquidação mais cara (o mesmo que ocorre quando compramos BDR aqui)… só que nesse caso… uma vez que já existem ações Preferenciais BIDI4 atualmente em circulação. . O certo seria fomentar a esses acionistas atuais nao se sentir prejudicados .. (de modo algum) pois o inter nao que ser um filho da Puta igual o Banrrisul aue lançou um monte de tipos de ações (com final 3, 4, 5 .. final 6,7,8,9 10,11 ..) fuder os acionistas é isso…. e o Banco inter também nao quer ser o Mothefokyou do itau que tem de 4 tipos (ITUB3/ITUB4 e ITUSA3/ITUSA4)..
    Em vez disso.. o Banco inter que apenas continuar crescendo…sem decepcionar nem magoar seus ja atuais acionistas. ..

    Portanto. ..

    O correto a Fazer é .. em primeiro lugar… Converter todas as ações
    BIDI4 ja existentes em Ações BIDI4F e logo de cara obrigar com que muitas corretoras melhorem as interfaces de Boleta.. para aue passe a ser possível dar ordens de qualquer quantidade na Boleta (eliminar o limite idiota que há de no máximo 99 ações “F” por ordem) e passe então a existir um Multiplicador de Ordens na Própria Corretora … assim aumente a Receita das Corretoras sim… mas também seja o começo de uma nova direção e um Novo Rumo na história pois as corretoras vao ter mais lucro mas também terão de se preocupar em melhorar suas Boletas para facilitar a Vida dos usuarios poder comprar mais de uma só vez num só clique.. tem de haver esse melhoramento tecnologico nas corretoras.. isso é fato…. e a unica forma xe forçar com que isso aconteça é os usuarios brigar e reclamar com suaa corretoras quando o BIDI4 (lote de 100) não mais existir e passar a ser tudo BIDI4F …

    Fazer essa conversāo é o Primeiro passo..

    O segundo passo depois disso (alguns meses depois quando as corretoras ja tiverem implementado melhorias de software ) o proximo paso adiante seria

    Mudar o Nome do BIDI4F denovo (depois aue o BIDI4 ja tiver uns 2 meses ja de transformado todo em BIDI4F ) e ai… mudança final… e ele passar a se Chamar BIDI34.
    .. ou seja… ainda estar na Bolsa B3 … Não se transformar em uma BDR (por não ser estrangeira neh) mas ainda sim passar a se chamar BIDI34.

    Ou seja.. isso ser apenas uma mudança de nomes.. duas até este ponto. .. sem em nenhum momento mexer em nada.. sem mudar nada na B3.. e tudo continiar sendo como é.. apenas ser converrida toda em Fracionaria e a B3 liberar mais de 99 ações por ordem Fracionaria e ao mesmo tempo as corretoras poder tambem em vez disso….apenas mudae seus software para haver multiplicação de ordens e as corretoras lucrar mais caso quiserem … mas claro.. os usuarios não sao todos tapadoes e vão ir para as corretoras mais honestas. ..dai… apos terminar de renomear para se chamar BIDI34 … ai sim haver o desdobramento. .. na ordem de 100 para 1.

    E ai sim…depois de mais 1 mês pelo menos…. haver uma Nova venda de Ações. .. essas Sim já como ADR na Bolsa de New York … cujo aí. .. o Preço Praticado passe a ter equivalencia com a Ação Brasileira anteriormente ja existente … só que… aos olhos dos leigos será visto como se fosse a mesma Ação. . Kkk .. tanto os Americanos vão olhar e ver a BIDI34 como finalmente algo decente e vindo para eles com ela ja se chamando BIDI34 dentro do Brasil antes….e não algo fruto do Caos como as ADR normalmente apresentadas aos Americanos cuko quando olham para o Bradil enxergam essa loucura de ações de varios tipos da mesma empresa e com preços diferentes. .. essa ideia de ordem que eles possuem é o que eles mais admiram em si Próprios…e admirarāo se antes de ir para la…haja ordem aqui tambem…

    Daí que… Após isso… haverá sim diferenças.. afinal o Dolar oscila.. mas nao tanto.. os Brasileiros continuem comprando e vendendo na B3 ( apenas com o nome mais bonito) … e os americanos por la pela nolsa deles… com esse mesmo nome tambem… mas sendo ADR para eles…

    Em tese … coisas diferentes e na prarica também. .. mas.. haverá todo um Glamiour…toda uma Satisfação. .. principalmente por parte dos mais jovens (e também mais leigos) em ver que exista um mesmo nome e pronto …e nao um moste de coisas diferentes de ações diferentes da mesma empresa… daí que isso se traduzirá em Amor alem de confiança. .

    Façam desse jeito.. pois nao vou ensinar duas vezes tah.

    Ahh e …com certeza ao desdobrar por 100 será uma loucura total na mídia. . Revolução total no universo das SmallCaps.. e isso é uma estratégia matadora para fazer valorizar rápido as ações antes de haver lançamento da ADR .. pois…por ex… desdobrar por 100 o preço de hoje (R$ 62) causaria um claro e nítido sentimento de Compra por conta do impacto Visual que isso causaeia no Gráfico. .. afinal.. passaria a custar R$ 0,62 centavos .. logo. .. o Preço passaria a subir muito rápido. .. tomaria uma força nunca vista antes na história da Humanidade. . Pois hunamente falando todos tem a percepção que algo muito barato tem muito mais chances de subir do aue de cair.. mal sabendo as pessoas que desse ponto em diante cada Centavo ali passara a representar 1 real em relação a antes… e assim sendo.. graças a percepção de algo tão barsto tenha tendencia a subir . E também pelo impacto visual a quem olhar o grafico pois todos vao logo perceber que foi desdobramento ….ai todos vao só querer comprar …mais e mais….
    E com certeza o Volume que foi “roubado” por BPAN4 e outras recentemente vira com força para banco inter novamente. .. Talvez essa estratégia seja seguida pelo Itáu e por outros.. e a partir de então. . O Banco inter entrará para a História. …como sendo o melhor estrategista ….e por inalgurar a era da Compreensão cognitiva do cerebro humano na Bolsa… …. por inaugurar uma era também de maior acesso a uma maior parcela da população. ..
    E também passará a ser cada vez mais incluido em carteiras fundos de ações. . Cada vez mais passará a haver mais e mais “robôs” operando…e fom isso garantir a liquidez sempre…

    Responder
    • barreto 13 de junho de 2019

      Mano do céu , não se se eu compre ou venda agora kkk mas totalmente coerente !

      Responder
  • Paulo 13 de junho de 2019

    Excelente Tiago.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

342 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

%d blogueiros gostam disto: