Por: Tiago Reis

Radar do mercado: Banco Inter (BIDI11) comunica acordo com o SoftBank

Na data de ontem (16), o Banco Inter S.A. comunicou, ao mercado e aos seus acionistas, que, na mesma data, celebrou um Acordo de Acionistas (Investor Agreement) com o SoftBank Group Corp.

O acordo firmado visa conceder determinados direitos para o SoftBank, dentre eles os Registration Rights (direito de registro), o que prevê a obrigação do Banco Inter de viabilizar o registro de ofertas públicas de ações de emissão do Banco no Brasil e nos Estados Unidos.

Dessa forma, o acordo se encerra a partir do momento em que se passarem cinco anos, contados da realização de uma Oferta Qualificada, ou a partir do momento em que o SoftBank passar a deter 5% ou menos do capital social do Banco Inter após a realização da oferta pública inicial nos Estados Unidos.

 

Além disso, foi acordado um Board Nomination Rights, que consiste no direito do SoftBank de apontar um membro para eleição do Conselho de Administração do Banco Inter, enquanto possuir pelo menos 5% do capital social do Banco.

Adicionalmente, o Banco Inter comunicou que o SoftBank e seus veículos de investimento atingiram participação equivalente a 14,94% do capital social do Banco, conforme comunicação recebida em 16/09/2019. Passando a deter, de forma agregada, 35 milhões de certificados de depósitos de ações, representativos, cada um, de 1 ação ordinária e 2 ações preferenciais.

Guia do Imposto de Renda para Investidores

No mesmo comunicado, foi informado que o acordo foi celebrado em decorrência do know-how, capacidade técnica e experiência que o SoftBank poderá contribuir ao Banco Inter.

Cabe destacar que o SoftBank é um conglomerado multinacional com foco em tecnologia, com valor investido acima de US$ 400 bilhões.

Entre os maiores investimentos do SoftBank, estão empresas como Uber, Alibaba, ARM e mais de 90 empresas de internet e tecnologia disruptiva.

Parte da estratégia do SoftBank é promover a cooperação das empresas de seu portfólio, obtendo sinergias.

Dentro do setor financeiro, a empresa busca investir em parceiros que pretendem reduzir custos para o usuário final, democratizando o acesso a produtos financeiros a preços e taxas justas, obtidas por meio de um menor custo operacional possibilitado pelo uso da tecnologia.

Para as empresas de seu portfólio, o SoftBank oferece cooperação tecnológica, incluindo consultoria tecnológica para crescimento em alta escala.

Por último, o Banco Inter informou que a aquisição está em linha com o desenvolvimento de suas atividades, uma vez que o Banco poderá se beneficiar da experiência, capacidade técnica, conhecimento e recursos que o SoftBank possui neste segmento.

Acreditamos que a parceria entre o Banco Inter e o SoftBank possibilitará a manutenção da expansão do Banco Inter, por possuir um modelo de negócios diferenciado dos seus pares de mercado.

Entretanto, consideramos que os preços de BIDI11 estão muito elevados, o que não nos permite uma margem de segurança adequada para o investimento. Dessa forma, ficamos de fora do ativo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Robson 17 de setembro de 2019

    Como é possível fazer o valuation e considerar os preços de um ativo como BIDI muito elevado em um segmento extremamente novo (banco digital) e em crescimento? Lembro-me que com a magazine Luiza sempre era a mesma fala, o ativo sempre foi considerado caro no seguimento(varejo digital).O que vejo é sempre vejo nos investidores de value investing é o medo dos bancos gigantes virarem a chave e passar a oferecer os serviços gratuitos.

    Responder
  • Allan 17 de setembro de 2019

    A pagina ta ficando poluída de propaganda e abas que jogam pra outro link, não achei legal!

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!