Por: Tiago Reis

Radar do Mercado: B3 (B3SA3) – Importante aquisição é concluída pela companhia

A B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – comunicou ontem (07) que concluiu a aquisição da participação de 75% na BLK Sistemas Financeiros Ltda., após o atendimento de todas as condições precedentes.

“Essa aquisição reforça a estratégia da B3 de expandir seu portfólio de produtos e assim estreitar o relacionamento e oferecer soluções mais completas para seus clientes”, salientou a B3 em seu comunicado.

 

No que tange o comunicado acima, é cabível acrescentar que, ainda segundo o informado pela companhia, a transação também inclui opções de compra (pela B3) e venda (pelo sócio fundador da BLK, que permanecerá como executivo responsável pela operação) dos demais 25% do capital, a serem exercidas a partir de dezembro de 2023.

Adicionalmente, vale adicionar que, fundada em 2008, a BLK é uma empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de telas e algoritmos de negociação para corretoras e investidores institucionais, sendo uma das líderes entre empresas especializadas em electronic & algorithmic trading no Brasil, criando e desenvolvendo softwares e algoritmos de execução de ordens para os mercados de capitais e de derivativos financeiros, entre eles o RoboTrader, sua principal plataforma.

Cabe acrescentar, também, que a empresa possui sede própria, localizada no Centro de São Paulo, a poucos metros da Bolsa de Valores.

A companhia dispõe, também de gerador de energia e acesso liberado 24 horas por dia, sete dias por semana, o que a garante total segurança na manutenção e funcionalidade de seus sistemas e serviços oferecidos.

Dentre seu portfólio de clientes, encontram-se a Socopa – Corretora Paulista, a XP Investimentos, Geração Futuro, Talarico, Renascença, Novinvest, dentre outros players relevantes do mercado financeiro.

Já em relação a B3, essa é uma companhia a qual gostamos bastante e que acreditamos possuir um potencial de geração de valor bastante interessante para seus acionistas no longo prazo.

Em relação ao seu operacional, a companhia informou recentemente ao mercado que tem como alvo para 2019 distribuir de 120% a 150% (anteriormente, entre 70% e 80%) do seu lucro líquido societário aos seus acionistas, na forma de juros sobre capital próprio, dividendo e/ou recompra de ações.

“Essa projeção está sujeita ao desempenho dos negócios, atingimento dos objetivos de alavancagem financeira, e deliberação do Conselho de Administração”, salientou a empresa no que tange tal comunicado.

Ainda segundo o informado, a B3 espera, a partir do ano 2021, capturar R$110 milhões por ano em sinergias de despesas resultantes diretamente da combinação de negócios entre BM&FBOVESPA e CETIP.

“Nos anos de 2018 a 2020, espera-se capturar R$100 milhões por ano em sinergias. A B3 espera repassar parte das sinergias capturadas aos clientes”, complementou a companhia em seu comunicado.

Isto posto, visualizamos que a B3 é uma empresa que pode ser muito beneficiada com a atual queda da taxa de juros no Brasil, visto que essa queda induz muitos investidores a migrarem da renda fixa para a variável, o que pode ocasionar uma dinâmica positiva de oferta e demanda nas transações operacionais da companhia.

Não bastasse, os aumentos do número de investidores ativos, além dos aumentos graduais e históricos do índice Ibovespa nos últimos meses, reforçam ainda mais essa tese que o mercado de renda variável irá continuar seguindo uma sequência de alta em suas negociações no médio prazo.

Seguimos otimistas para com os resultados da B3 nos próximos anos, embora o seu atual preço de cotação não proporcione, em nossa visão, uma margem de segurança satisfatória no âmbito de um investimento de valor.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

182 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

Suno Black

Uma assinatura, todo o conteúdo, isso é o Suno Black para você!

Seja black e tenha acesso a todas as nossas assinaturas e carteiras recomendadas atuais e que ainda serão lançadas.

Suno Black

tudo.

Uma assinatura, todo o conteúdo, isso é o Suno Black para você!

Seja black e tenha acesso a todas as nossas assinaturas e carteiras recomendadas atuais e que ainda serão lançadas.