Fiikipedia

Quando a luz dos olhos meus e a luz dos olhos teus resolvem se encontrar

By 2 de agosto de 2018 No Comments

Nesta semana, teremos em nossa Live a presença de Marcelo Hannud(*), gestor do fundo XPLG11 – um fundo recém-chegado do segmento logístico. Contamos com a sua participação, pois iremos tratar de temas importantes do fundo, bem como de todo o setor inerente ao mercado.

Link Direto para a Live – 02 de ago/18 às 21h

(*)Marcelo Hannud – Responsável pela originação dos fundos imobiliários de renda e líder da estratégia no setor de galpões logísticos do núcleo de Fundos Estruturados da XPG. Possui mais de 35 anos de experiência em real estate. Atuou como investidor e co-incorporador junto a empresas do mercado, participando ativamente dos processos de originação, estruturação e desenvolvimento de projetos para o público de baixa-renda, e da empresa BemCasa, voltada para originação de oportunidades em real estate para fundos de investimentos. Com foco patrimonialista, investe no segmento logístico desde 1999.

Na semana passada, fechamos a nossa saga na comparação entre alguns fundos imobiliários e ações do mercado de capitais. O resultado foi surpreendente, visto que pudemos perceber que os FIIs fazem bastante sentido dentro de uma carteira previdenciária diversificada.

Viramos mais uma página do livro e começamos o Fiikipedia desta semana, todo romântico, com a música escrita por Vinícius de Moraes – Pela Luz dos Olhos Teus

Tenho certeza que mais investidores receberam um pouco mais de “luz, em seus olhos”, da importância dos fundos imobiliários dentro de uma visão de longo prazo para investimentos previdenciários.

O motivo pelo qual escolhi esta música foi para mostrar que há, sim, um amor, um desejo, uma paixão à primeira vista quando os investidores se deparam com os fundos imobiliários. E não é difícil perceber esta sinergia.

Ao ler o primeiro relatório de um fundo imobiliário, seus olhos brilham. Claro que temos de potencializar a racionalidade dos investimentos, por isso a importância de se aprofundar cada vez mais em busca de informações que possam justificar toda a sua tese ao selecionar um ativo para investir.

A motivação principal deste artigo foi tentar traduzir a felicidade de um ex-aluno ao ter me enviado uma mensagem no whatsapp há poucos dias, retratando o tamanho da sua felicidade por ter começado a investir em fundos imobiliários com foco previdenciário.

Um ponto interessante a observar é que já presenciei investidores que estabelecem uma relação muito próxima com sua carteira de fundos imobiliários, buscando visitar, de maneira recorrente, os empreendimentos e o sentimento é quase sempre o mesmo – “sou dono de um pedacinho disto tudo aí”.

Esta relação traz perenidade e, por isso, entendemos que os investidores de fundos imobiliários são os mais fiéis aos produtos.

Existe, sim, uma relação muito próxima entre investidor e fundo, e isso é ótimo, pois o torna mais seletivo, diligente e ativista. Entendo que são os pilares importantes para o desenvolvimento de toda uma categoria de investimentos.

O fato é que temos um longo caminho pela frente, mas a comodidade da Internet nos permite uma aproximação cada vez maior, onde a ajuda mútua faz com que a jornada fique mais segura pelo caminho.

A avenida é larga e há espaço para todos.

Erros e acertos fazem parte da nossa vida financeira, mas não podemos nunca deixar que a luz, pelos nossos olhos, perca o brilho.

Fundos com problemas pontuais sempre irão existir. Mas valerá sempre o desfecho da história. Marcas e cicatrizes podem ficar, mas o que nos interessa é que tenhamos uma indústria mais fortalecida. Os ajustes podem fazer com que um produto se torne melhor a cada dia.

Afinal, estamos em constante evolução e é nesta premissa que devemos nos ancorar ao decidir investir em fundos imobiliários.

ESPERO POR VOCÊ!

Participe de nossas Lives, no Canal do Youtube da Suno Research, sobre Fundos Imobiliários às quintas-feiras às 21h e aproveite para tirar ainda mais dúvidas sobre tudo que foi abordado neste artigo.

Além disto, temos Relatórios e Radares bem completos que são publicados semanalmente, trazendo destaques dos principais Fundos Imobiliários negociados no mercado brasileiro.

Compartilhe a sua opinião
Marcos Baroni

Marcos Baroni

Marcos Baroni, professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.