Esta pergunta foi enviada no Grupo do Facebook da Suno. Se você não faz parte, participe.

Existem vários livros bons que me influenciaram de alguma forma, mas quando me direcionam esta pergunta geralmente as pessoas querem saber a minha opinião sobre livros de investimento.

E não existe um livro máximo, que reúna todos os conhecimentos sobre investimentos em uma obra única.

Além disso, alguns livros tiveram impacto diferente durante a minha evolução como investidor. O livro que eu tinha capacidade de ler no começo e me foi importante, não necessariamente me seria útil hoje se eu fosse ler.

E quais livros mudaram minha vida como investidor?

Vou elenca-los na ordem do mais básico para o mais complexo.

Pai Rico Pai Pobre

Este livro é direcionado para aquele indivíduo que sequer é um investidor ainda. E autor ensina, sobretudo, sobre o mindset necessário para alcançar o sucesso financeiro: adquirir ativos que geram renda, e evitar bens que gerem despesas.

Pode parecer óbvio, mas eu diria que pelo menos 90% dos brasileiros não sabem ou não aplicam este conceito.

Eu li este livro com 16 anos, e obviamente teve um impacto importante em minha vida desde então.

Rapidamente eu fui para outra fase, a fase do “como investir”. Algumas pessoas ficam muito tempo nessa fase do mindset. Não perca tempo nessa fase, ela é bem simples: economize e invista em ativos geradores de renda. Só isso que você precisa saber.

O desafio é saber quais ativos comprar. E felizmente logo cai no livro do Warren Buffett.

Ainda com 16 anos fui na secção de investimentos da Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos em São Paulo, e estava em destaque o livro do Warren Buffett: a formação de um capitalista americano. Eu devorei o livro.

Eu tive muita sorte, se tivesse em destaque na livraria algum livro de especulação, talvez eu tivesse perdido o pouco dinheiro que tinha e me distanciado do mercado de capitais. Vejo muitos iniciantes nessa situação. Uma pena.

A obra “Warren Buffett: a formação de um capitalista americano” é boa, mas eu recomendo uma obra mais profunda sobre Warren Buffett.

A Bola de Neve

Esta é a biografia autorizada do Warren. Tem várias partes do livro que ele mesmo é o narrador.

A obra tem caráter biográfico: mostra intimidades da vida pessoal do Buffett. Mas não foi isso que me atraiu.

O que me atrai é a evolução empresarial e os detalhes das principais transações que ajudaram Buffett a se tornar o maior investidor do planeta.

Com certeza, ao ler este livro você irá evoluir como investidor, aprendendo com aquele que realmente teve sucesso investindo na bolsa.

A Bola de Neve é uma obra que indico para investidores intermediários, que já investem em bolsa e querem se aprofundar mais.

Fooling Some People All of The Time

Este livro é um dos mais densos que eu já li a respeito de investimentos.

Trata de uma operação vendida realizada pelo investidor David Einhorn em uma fraude.

O livro trata de toda a trama que dura anos até a fraude entrar em colapso. O que mais me chamou a atenção nessa obra foi o grau de profundidade de análise feita por um dos melhores investidores da nova geração.

Quando eu li a obra, eu vi que existia um nível mais profundo de análise e que existia a possibilidade de eu ir mais além às minhas próprias análises através de visitas de campo, conversas com pessoas envolvidas na cadeia produtiva da empresa, e acompanhar truques contáveis através das notas explicativas.

Este livro é em inglês e só recomendo para investidores mais maduros.

Encerram-se amanhã as inscrições para o Curso Online Investindo em Dividendos, para se inscrever clique aqui.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.