Por: Tiago Reis

Quais os principais pontos para uma boa análise de uma ação?

Eu estou sempre publicando vídeos no YouTube no meu novo canal individual. Fica o convite para você se inscrever no meu canal clicando aqui.

Avaliar uma empresa e decidir se vale à pena investir em suas ações envolve muitos aspectos, que vão desde aspectos mais tangíveis, como a análise de seus números operacionais, margens, e outras métricas, até aspectos mais intangíveis, que não aparecem exatamente nos números imediatamente, como gestão e governança, por exemplo.

Fato é que realizar uma análise antes de investir em ações é fundamental, já que ela permite que o investidor consiga identificar e reconhecer riscos, pontos positivos e oportunidades relacionadas à empresa.

Eu diria que alguns dos principais pontos que o investidor deve considerar e avaliar na hora de adquirir uma empresa são:

A) Histórico de resultados: apesar de não ser possível afirmar que o passado se repetirá no futuro, empresas com históricos positivos de resultados são grandes candidatas a continuar apresentando resultados atrativos no longo prazo, especialmente quando não ocorreram mudanças estruturais na empresa e nem mudanças relevantes na estratégia, segmento e gestão.

B) Métricas de rentabilidade: avaliar métricas de rentabilidade é também fundamental, pois empresas que remuneram o patrimônio e o capital investindo acima dos pares e da média dos setores, são geralmente empresas que demonstram ser bem remuneradas, eficientes, que possuem vantagens competitivas e que tendem a entregar resultados acima da média no longo prazo. Se você tem a opção de comprar duas empresas inseridas em um mesmo setor, sendo que uma possui indicadores como ROE e ROIC muito superiores a outra do segmento, é bem provável que ela seja um melhor investimento.

C) Avaliar a saúde financeira da empresa: investir em empresas saudáveis é fundamental para obter sucesso no mercado no longo prazo. Por isso, o investidor deve buscar empresas saudáveis, que estão com um endividamento controlado, margens saudáveis, e preferencialmente não estejam queimando muito caixa com suas operações e investimentos pouco rentáveis.

D) Valuation: por fim, realizar um valuation é outro aspecto fundamental de uma análise, pois de nada servirá comprar um ativo de uma ótima empresa, se o investidor estiver pagando muito caro. Para realizar o valuation, e ter uma noção mais precisa da precificação daquela empresa, o investidor pode optar pela análise comparativa de múltiplos, geralmente bastante eficiente, ou utilizar o fluxo de caixa descontado.

E) Gestão: avaliar a gestão de uma empresa pode não ser uma tarefa tão simples, porém algumas provas de que a empresa possui uma gestão eficiente podem ser obtidas se a empresa realizou historicamente boas alocações de capital (investimentos eficientes e a preços atrativos), opera com margens maiores que a de pares historicamente, consegue crescer acima de seus concorrentes e do setor, possui um management alinhado, com posição acionária na companhia e um bom track record no caso de terem vindo de outras empresas.

Além desses pontos citados, existem outros que o investidor pode se atentar, como: governança, vantagens competitivas, perenidade do segmento, ciclicidade do setor, vantagens competitivas, dentre outros fatores.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

revenue

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!