Por: Tiago Reis

Quais indicadores devem ser considerados para analisar um fundo imobiliário?

Essa é uma pergunta interessante, pois antes de se investir em qualquer ativo, é sempre importante fazer uma boa avaliação para reconhecer pontos positivos e também saber identificar eventuais riscos.

O investidor bem informado e que entende onde está investindo, é um investidor que tem muito mais chances de obter sucesso no longo prazo, além de naturalmente ter muito mais segurança e tranquilidade em relação aos ativos que compõem a sua carteira.

Como os fundos imobiliários possuem classes e perfis diferentes de ativos, cada classe tem suas próprias particularidades e pontos que devem ser analisados com mais cuidado, de forma específica.

Por exemplo, quando olhamos para os fundos de CRIs, que são os fundos que investem em recebíveis imobiliários, é importante avaliar o lastro desses ativos, o LTV, que é a relação do valor das garantias e o valor da dívida, a qualidade e solidez financeira dos devedores, além de analisar a própria estrutura, garantias, existência de overcollateral, dados de inadimplência, entre outros fatores.

Geralmente estes dados podem ser encontrados nos relatórios mensais disponibilizados pelos gestores destes fundos, que por sua vez podem ser acessados através do site da Bovespa ou no website do próprio gestor.

Já se olharmos para fundos imobiliários de lajes corporativas, então a análise ideal seria feita através de outros componentes, por exemplo, mais focados em questões específicas do imóvel e seu histórico.

Para estes fundos de lajes corporativas, é essencial avaliar fatores como: (i) localização do imóvel, para avaliar a qualidade da região que ele está inserido; (ii) diferenciais competitivos do imóvel e facilidade de recolocação; (iii) histórico de vacância, sendo que quanto menos vacância o imóvel apresentou ao longo de sua história, melhor; (iv) dados a respeito de inadimplência; (v) condições do imóvel, sendo que quanto pior o estado do imóvel, mais deve demandar capex e evidentemente, menores tendem ser suas vantagens frente a outros ativos e (vi) preço e valuation, onde o investidor deve avaliar os preços do aluguel por m² praticados na região e também do próprio imóvel.

Existem outros fatores também importantes que podem fazer parte da análise, como o histórico do gestor e seu track record, a liquidez do fundo, o seu dividend yield, a consistência de pagamentos de dividendos, perfil de gestão do fundo (ativa ou passiva), dentre outros pontos.

Já se estamos falando de fundos de shopping, alguns pontos essenciais que devem ser analisados são: vendas por m², aluguel por m², histórico operacional e de desempenho de vendas, vacância, inadimplência, localização, região, cap rate dos ativos (especialmente nos fundos mais novos), consolidação do empreendimento, entre outros fatores.

Além destes fundos citados, ainda existem fundos logísticos e industriais, fundos de hospitais, de universidades, e de desenvolvimento imobiliário, onde cada um possui particularidades na hora da análise. Porém, de modo geral, o investidor deve sempre se atentar à qualidade dos empreendimentos, desempenho operacional e vacância, por exemplo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar e entender se uma ação é realmente boa!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!