pump and dump
Por: Tiago Reis

Pump and dump: entenda essa prática de manipulação do mercado

No mundo dos investimentos, sempre existiram inúmeros tipos de fraude. Nesse contexto, um dos movimentos mais conhecidos e praticados é o chamado pump and dump.

Pump and dump significa algo como “inflar e largar”. Essa prática acontece principalmente no mercado de ações, e pode representar grandes prejuízos para diversos investidores no mercado.

O que é pump and dump?

Pump and dump (P&D) é uma forma de fraude e manipulação na negociação de ativos, títulos e papeis no mercado financeiro. Ele envolve inflacionar artificialmente o preço de uma ação por meio de notícias falsas, disseminação de boatos e informações errôneas vazadas intencionalmente.

Assim, essa prática tem o objetivo de influenciar o mercado e fazer o valor de uma ação aumentar momentaneamente (o chamado pump). Sendo assim, alguns investidores conseguem vender ações que foram compradas a baixo custo, por um preço mais alto (o chamado dump).

Aprenda como analisar uma ação

Em geral, o pump and dump é aplicado em ações com baixa liquidez e preço baixo, preferencialmente as cotadas em centavos (as chamadas penny stocks). Isto porque ações cotadas em centavos são mais suscetíveis a mudanças mínimas de preços.

Como funciona o pump and dump?

O funcionamento do pump and dump acontece dentro da seguinte lógica:

  1. Uma pessoa ou grupo compra grandes quantidades de ações de baixo valor e baixa liquidez. Esse tipo de papel é popularmente chamado de “mico“;
  2. Se inicia então um movimento para tentar, de forma enganosa, transformar o “mico” em algo muito maior (mais valorizado);
  3. Este movimento é realizado ao serem espalhados boatos e informações falsas sobre a empresa. Assim, se cria a expectativa no mercado de que suas ações darão grandes lucros aos investidores;
  4. As pessoas, iludidas por essa falsa expectativa, compram as ações. Isso faz com que o preço das mesmas aumentem rapidamente (já que essas ações apresentam baixa liquidez);
  5. Outros investidores observam essa valorização ou “movimentação anormal”;
  6. Logo, os golpistas dão o toque final, vendendo todas ações daquele tipo que foram compradas anteriormente com lucro;
  7. A ação cai a níveis inferiores aos que os golpistas as compraram. Porém, pelo custo médio, eles obtêm um lucro satisfatório com a fraude;
  8. A ação volta a ser um “mico” e o investidor desprevenido que caiu no movimento passa a amargar um grande prejuízo.

Desta forma, a alta da ação ocorre sem nenhum fundamento econômico. No final das contas, tudo não passou de um evento passageiro causado pela manipulação.

10 livros que todo investidor deveria ler

Por que as pessoas ainda caem nesse tipo de manipulação?

Assim, apesar de já conhecido, o golpe do pump and dump ainda “pega” muita gente desprevenida.

Atualmente, com o advento da tecnologia, a rapidez de comunicação que a internet proporciona acaba fortalecendo esse tipo de prática. Isso acontece porque:

  • A internet oferece uma maneira mais barata e fácil de atingir potenciais investidores. Isso acontece através de e-mails, dados incorretos, mídias sociais e informações falsas;
  • Fóruns e salas de bate-papo sobre ações também são bastante utilizadas. Neles, os operadores pedem que certas ações sejam compradas rapidamente;
  • Por isso, devido a essa facilidade na disseminação de informação falsa, o número de potenciais investidores atingidos é maior do que jamais foi na história deste golpe.

Por outro lado, telemarketings de corretoras também podem atuar neste tipo de fraude.

E-book Comece a Investir na Bolsa

Pump and dump com criptomoedas

Outros exemplos de pump and dump também podem envolver as criptomoedas, das quais a mais conhecida é o Bitcoin. Por ser um mercado descentralizado e sem regulação oficial, fica mais fácil formular esse tipo de manipulação.

Para não cair em golpes como o pump and dump, é preciso investir sempre em fundamentos, e não em boatos especulativos. Baixe gratuitamente o nosso Ebook “Aprenda como Analisar uma Ação” e saiba como estudar a qualidade de uma empresa e descobrir se comprar a sua ação realmente vale a pena.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!