Conhecimento

Ptax: importante índice cambial que influencia cotações de várias moedas

By 3 de janeiro de 2018 No Comments
A Ptax é um benchmark calculada pelo Banco Central

Para as pessoas que, por qualquer que seja o motivo, possuem algum certo grau de proximidade com o Dólar ou alguma outra moeda estrangeira, estar ciente o que conceito existente por detrás do Ptax é bastante importante.

Diante disso, o objetivo deste artigo é justamente esclarecer os principais pontos existentes no que diz respeito às volatilidades das moedas estrangeiras e a influencia do Ptax nessas variações.

Ptax definição

A Ptax é um conceito que está diretamente relacionado à taxa de câmbio, ou seja, ao preço de uma moeda estrangeira ou, em outras palavras, à quantidade de moeda nacional necessária para se comprar uma reserva de valor de algum outro país.

Neste sentido, o mercado brasileiro considera esse índice cambial como uma cotação oficial da taxa de câmbio.

Essa cotação é calculada e divulgada diariamente no mercado pelo Banco Central do Brasil, sendo considerada, dessa forma, a cotação oficial de compra e venda das moedas estrangeiras em relação a moeda brasileira, ou seja, ao Real.

Como o Dólar é a moeda mais negociada aqui em nosso país, logo, quando se fala em Ptax, esse termo é associado, de maneira prática e direta, à moeda norte-americana.

Cálculo da Ptax

No que diz respeito aos critérios que são levados em consideração no processo de cálculo da Ptax, há de se destacar que a mesma é medida através do Sisbacen, que é a sigla para Sistema de Informações do Banco Central, que tem por objetivo conectar o Banco Central do Brasil com às instituições financeiras.

Dessa forma, o Banco Central determina a média ponderada das taxas de compra e venda informadas pelos negociantes – leia-se dealers – do Dólar através do Sisbacen, ponderadas pelos seus respectivos volumes de negociação, durante determinado dia no mercado interbancário, ou seja, somente entre as instituições financeiras.

Normalmente, o Banco Central realiza as suas consultas aos dealers por meio de quatro janelas durante o dia, conforme abaixo destacado:

  • A primeira entre 10:00 e 10:10;
  • A segunda entre 11:00 e 11:10;
  • A terceira entre 12:00 e 12:10;
  • A quarta entre 13:00 e 13:10;

Pode-se perceber que essas consultas são feitas de maneira bem ágeis, haja visto que cada janela apresenta apenas um intervalo de dez minutos de duração.

Assim sendo, o Banco Central divulga diariamente a Ptax do dia após a realização da última janela de consulta.

Considerações

É bastante importante o conhecimento acerca dessa métrica cambial pois existem muitas operações financeiras no mercado que são atreladas ao Dólar Ptax e, portanto, tudo que carrega o termo variação cambial leva consigo uma ligação direta com a variação da desse índice cambial.

A título de ilustração, um título indexado ao Dólar, por exemplo, normalmente paga a variação da moeda norte-americana acrescida de mais uma remuneração. Essa variação do Dólar é medida, conforme mencionado, pela variação deste índice.

Ainda, é importante destacar, também, que essa métrica não é, de fato, o que as pessoas pagam ou recebem quando transacionam dólares numa casa de câmbio ou numa corretora, por exemplo, isto por que normalmente essas instituições cobram comissões e emolumentos sobre essas transações.

Conclusão

Foi possível perceber, diante dessa breve explanação, que a Ptax é uma taxa referencial, ou seja, atua como um benchmark na transação de diferentes moedas, possuindo, assim, a capacidade de influenciar de maneira direta as mais variadas reservas de valores transacionadas no mercado financeiro.

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.