Acesso Rápido

    Prospecto Preliminar: qual a função desse documento?

    Prospecto Preliminar: qual a função desse documento?

    Com a queda na taxa SELIC, muitos investidores buscam o investimento em renda variável. Todavia, muitos desconhecem o Prospecto Preliminar.

    Esse documento é importante para quem quer saber como começar a investir em ações. Pois, o prospecto preliminar traz informações pertinentes que são úteis para o investidor antes de optar ou não pela compra de uma ação.

    O que é Prospecto Preliminar?

    O Prospecto Preliminar é uma espécie de manual da oferta pública de ações. É nele que será definido o cronograma, as regras da oferta, o intervalo indicativo do preço por ação, forma que será o rateio, entre outras informações importantes.

    Sendo assim, o prospecto é um documento de suma importância que deve ser lido por todos os investidores que decidem aderir a uma oferta pública. Sendo fundamental, ler com atenção redobrada a seção “fatores de risco”.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Desse modo, por meio de uma leitura criteriosa, o investidor optará se realmente deseja realizar o investimento nas ações da empresa. Para isso é necessário, portanto, que ele faça a reserva de ações durante o período de reserva.

    Um exemplo de prospecto é o prospecto preliminar vivara (VIVA3), onde foi lançado uma oferta pública de ações em 2019

    Esse é apenas um exemplo, pois existem outras ofertas públicas em andamento. Sendo que elas são divididas em primária e secundária.

    Quer aprender a investir em dividendos? Então baixe gratuitamente o nosso E-book e amplie os seus conhecimentos.

    Qual a diferença entre a oferta pública primária e secundária?

    Assim como é importante o investidor saber o que é um prospecto preliminar, ele também precisa saber a diferença entre o que é oferta primária e o que é a oferta secundária de ações.

    Basicamente, oferta primária (IPO) é quando uma empresa emite novas ações, sendo que os recursos obtidos dos novos sócios vão diretamente para o caixa da empresa que é a emissora da oferta.

    Normalmente o principal motivo de uma oferta primária é o investimento em novos ativos para expansão da empresa. Mas também, pode ser usado os recursos para abater dívidas com terceiros.

    Já no caso da oferta secundária não há novas emissões de ação. Nesse caso, a oferta das ações é proveniente de acionistas que decidem vender parte de sua participação na empresa. Desse modo, os recursos relacionados a venda da ação não vão para o caixa da empresa.

    Quer começar a investir na bolsa de valores e obter mais rentabilidade sobre o seu capital? Conheça o nosso E-book Manual do Investidor.

    A importância do prospecto preliminar na oferta de ações

    É comum que muitas vezes o investidor ao adquirir uma ação sequer dê atenção para o prospecto preliminar.

    Independente se a compra for no IPO ou secundária é demasiadamente importante ler minuciosamente o prospecto. Afinal, é por meio dele que podem ser esclarecidas diversas dúvidas referente às ações.

    Também pode ocorrer do investidor simplesmente dar uma atenção especial ao prospecto em uma oferta primária de ações mas não se atentar ao mesmo em uma oferta secundária.

    Sendo assim, o prospecto preliminar é um manual para que o investidor saiba algumas regras da oferta bem como outras informações pertinentes antes de decidir pela compra de ações, sendo ele de fundamental importância para quem quer começar a investir na bolsa.

    Foi possível saber mais sobre prospecto preliminar? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *