proposta de valor
Por: Tiago Reis

Proposta de valor: como identificar o valor de um negócio

A proposta de valor é um conjunto formado pelos produtos e serviços de uma marca. São um dos principais diferenciais que uma empresa precisa ter de seus concorrentes. Identificar a proposta de valor e saber usá-la é uma importante vantagem competitiva.

A proposta é uma estratégia para aumentar a lucratividade, e consequentemente atrair mais investimentos, e através de um diferencial positivo. Uma proposta de valor auxilia neste processo e torna mais rentável uma marca. Além disso, a estratégia permite conhecer o público alvo de determinada empresa ou produto.

O que é uma proposta de valor?

A proposta de valor, também conhecida como Value Proposition, é o conjunto de diferenciais de uma marca ou empresa. Em resumo, é o que faz um cliente optar o produto X em relação a um produto Y.

De maneira geral, é um conceito de marketing que faz um negócio se diferenciar dos demais. Também é uma etapa essencial do Business Model Canvas, uma ferramenta para desenvolver ou criar modelos de negócios.

A proposta de valor, também é utilizada para muito além de estudar marcas e produtos. Outro uso da estratégia é no mercado financeiro. Investidores podem identificar a proposta de valor de um negócio e a usar da ferramenta antes de investir em algo.

Identificando a proposta de valor de uma empresa

A proposta de valor deve explicar a relevância de um produto. Isso é, quais os benefícios podem ser obtidos quando se opta por uma determinada marca. Essa diferenciação é importante para quem está interessado em investir em uma empresa.

Valuation e precificação de ativos

O investidor deve saber identificar quais são as propostas de um negócio e analisar se os benefícios apresentados são aqueles que ele procura. Além disso, através dessa proposta, é possível identificar um negócio ou serviço inovador.

Em resumo, a estratégia permite o investidor saber se está aplicando seu dinheiro em uma empresa com potencial de inovação. E se a marca terá mais facilidade para se destacar das demais concorrentes. Diferenciais que fazem toda diferença para quem procura uma aplicação de êxito.

Além disso, há outra importância da proposta de valor. Quando um negócio se conhece com profundidade e têm informações sobre o seu público, sua atuação no mercado se torna mais fácil. Isso porque o negócio sabe seus pontos positivos e negativos.

Importância da proposta de valor

Por mais que pareçam sinônimos, um produto têm o seu preço e o seu valor. As duas palavras são duas coisas diferentes. O preço é o valor monetário que algo está disponível para venda, isso é, quanto alguém pagaria para adquirir algo. Já o valor é como aquilo é visto pelos clientes.

A proposta de valor permite uma empresa determinar com mais êxito o preço de algo. Isso porque, através do valor que aquele determinado produto ou serviço têm que é calculado o preço que ele pode ser comercializado.

Aprenda como analisar uma ação

Por exemplo, a plataforma de streaming Spotify oferece um serviço Freemium. Isso é, há a opção gratuita do serviço e a paga com benefícios. Os benefícios do serviço premium aumentam o valor do produto. Assim, os usuários passam a ser assinantes porque considerarem o serviço de maior valor.

Em resumo, quanto maiores os diferenciais e os potenciais de inovação de uma empresa maiores as chances de um negócio se destacar no setor que atua. Além disso, quanto maior claros esses diferenciais na proposta de valor mais garantido os lucros para quem investe em determinada empresa. Acesse gratuitamente o e-book “10 livros que todo investidor deveria ler” e saiba mais antes de entrar em um negócio.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno