Acesso Rápido

    Propósito e Disciplina – as chaves do sucesso

    Propósito e Disciplina – as chaves do sucesso

    Olá a todos! Primeiramente, gostaria de agradecer o convite do Professor Baroni para escrever esse artigo. Espero que gostem da leitura, pois o que trouxe hoje tem me ajudado bastante com os meus objetivos pessoais e profissionais e achei interessante compartilhar o que aprendi e venho usando de forma recorrente.

    Antes de tudo, vou me apresentar rapidamente. Me chamo Pedro Henrique Peixoto Dafico, tenho 31 anos, casado, formado em Engenharia Civil pela UFG e pós-graduado em Gerenciamento de Obras pelo IPOG (onde conheci o Professor Baroni). Trabalhei por 6 anos na Engenharia, depois fui sócio de uma distribuidora de polpas de frutas e produtos naturais, trabalhei com consultoria financeira para empresas e pessoas físicas e atualmente tiro minha certificação CNPI (Analista Fundamentalista).

    Quando do convite, li os artigos recentes que foram postados aqui no Fiikipedia pelos colegas e percebi que a maioria deles tinha um cunho informacional e técnico, trazendo algum aspecto pontual dos fundos imobiliários. Então resolvi trazer algo um pouco diferente, para servir de motivação e auxiliar no aperfeiçoamento pessoal, de forma que consigam aplicar na vida de vocês em qualquer aspecto, inclusive no âmbito dos investimentos (que é o que nos interessa aqui, não é mesmo?).

    E-book: Investindo em Fundos Imobiliários

    Baixe gratuitamente nosso ebook sobre os Fundos Imobiliários e conheça a forma mais simples e efetiva de se investir em imóveis!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Pois bem, então vamos lá!?

    Não é segredo para ninguém que devemos cultivar o hábito da leitura, certo? Através da leitura, podemos encurtar o caminho do nosso conhecimento por meio dos ensinamentos de uma pessoa que conseguiu bons resultados e está nos contando com autoridade, por algumas dezenas de reais, como conseguiu seus feitos. Então, se pensarmos de modo racional, se conseguirmos absorver que seja apenas UM ensinamento de um livro de 30 reais, acredito que seja um investimento muito barato que pode nos dar um retorno muito grande. Agora imagine vários livros e perceba o tanto que isso pode fazer uma diferença significativa em sua vida.

    Sempre gostei de ler livros de desenvolvimento pessoal, educação financeira e alguns outros recreativos. Mas, apenas no início de 2019, esse hábito se tornou diário e desde então tenho emendado um livro atrás do outro!

    Vou contar para vocês os meus dois preferidos, que juntos formaram uma base para me direcionar e me ajudar a definir e atingir meus objetivos. Eles são ótimos livros lidos de maneira individual, mas quando somados, se tornam uma arma muito poderosa na mão de quem quer fazer acontecer!

    O primeiro livro é o MAIS ESPERTO QUE O DIABO, de Napoleon Hill. Esse livro foi escrito em 1938 e é atemporal. Narrando uma entrevista do autor com o próprio Diabo, ele faz descobertas de quais truques e artimanhas o Diabo utiliza para dominar a maioria da humanidade, seja por meio do medo, superstição, avareza, ganância, luxúria, vingança, raiva, vaidade e preguiça fazendo com que as pessoas fiquem alienadas e vivam em um ritmo automático, o que ele chama de Ritmo Hipnótico.

    No livro, o autor faz uma explicação sobre o que seria a Lei do Ritmo Hipnótico (uma lei natural que por meio da repetição torna contínua qualquer ação) e quais seriam os princípios para sair do Ritmo Hipnótico, onde são enumerados 7 princípios, sendo:

    1. Propósito Definido
    2. Autodisciplina
    3. Aprender com a Adversidade
    4. Influência do Ambiente
    5. Tempo
    6. Harmonia
    7. Cautela

    O mais importante e o que todos deveríamos usar é o Propósito Definido, ou seja, a definição de um propósito na vida, um objetivo, um sonho, o que deveria ser a sua prioridade. Cada um vai ter o seu próprio objetivo particular, podendo ser perder algum peso, largar o cigarro, conseguir alguma evolução profissional, alcançar a independência financeira, comprar um carro, um apartamento, morar no exterior, fazer uma viagem, enfim, qualquer que seja o seu sonho.

    Um dos trechos do livro que tenho anotado para relembrar: “Os desejos dominantes podem ser cristalizados nos seus equivalentes físicos, através da definição de propósito, amparada por planos definidos, com a cooperação da lei natural do ritmo hipnótico e do tempo.” Aqui o autor quer dizer que junto com a definição do seu propósito você deve definir um prazo para alcançá-lo e então através dos demais princípios deve colocá-lo em prática. Com a ajuda da lei natural da repetição contínua de qualquer ação (ritmo hipnótico) e do tempo, os seus desejos que estavam apenas na sua cabeça ou papel, começam a se tornar reais e palpáveis.

    O segundo livro é DISCIPLINE EQUALS FREEDOM (disciplina é igual à liberdade), de Jocko Willink. Esse é um livro em inglês, mas com uma leitura simples e rápida. Ainda não foi lançada a versão em português, contudo, é possível encontrar um resumo estendido do livro. Jocko é um oficial naval aposentado americano que serviu na Marinha SEAL.

    “É um livro que ensina um caminho que não é simples nem curto, mas longo e difícil. Seu autor, Jocko Willink, sustenta que apenas aqueles que alcançam uma vida disciplinada podem atingir seus objetivos, sejam eles quais forem. Não há segredos nisso. Nem é mágico. É trabalho duro, treinamento da formação, da preparação física e mental. Manter o corpo e a mente sob o rigor disciplinado dos bons hábitos é a estratégia certa para conseguir o que deseja. Não há atalhos possíveis, nenhuma maneira de pular etapas ou evitar esforços. Não existe um caminho fácil. Não há ninguém que possa fazer isso por você. Você está sozinho, você com seu corpo, sua mente e seu espírito. Com sua vontade e decisão. Há apenas trabalho duro, acordar cedo para práticas, rotinas, estudo, suor, às vezes frustração e talvez até sangue. Muito esforço e pouca diversão. Essa é a disciplina que Jocko Willink propõe.” (Resumo estendido – Disciplina é igual à liberdade).

    Essa é a frase que tenho salva em meu celular e vez ou outra releio: “NÃO HÁ CAMINHO FÁCIL. Há apenas trabalho duro, noites em claro, acordar cedo, prática, ensaio, repetição, estudo, suor, sangue, labuta, frustração e disciplina. DISCIPLINA. DEVE HAVER DISCIPLINA. Há apenas um caminho. O caminho da disciplina.”.

    Guia do Imposto de Renda para Investidores

    Baixe gratuitamente o nosso guia e aprenda como declarar o Imposto de Renda dos seus investimentos de forma simples e prática!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como o próprio nome do livro já diz disciplina é igual à liberdade. Disciplina é o caminho, o único caminho. Você precisa ter toda a disciplina de um soldado? Provavelmente não, mas tem que ter um nível mínimo de disciplina para alcançar os seus principais sonhos.

    Claramente, falei de uma forma bem breve dos livros, mas espero que consigam lê-los para tirarem um maior proveito do que eles podem te oferecer.

    Quando colocamos em prática os ensinamentos desses dois livros, conseguimos enxergar com clareza os nossos objetivos principais e utilizando disciplina e foco não tem nada para atrapalhar nosso caminho! A não ser nós mesmos!

    Ah, mas e o que esses dois livros tem a ver com investimentos?

    Simplesmente tudo!

    Para investir, você deve saber onde quer chegar! Qual o seu objetivo! Investir demanda tempo, demanda disciplina, demanda foco. É dizer não a algumas coisas no presente, para dizer sim para muito mais no futuro. Disciplina agora para liberdade no futuro!

    Investir para o longo prazo não é simples e fácil como muitos pregam. A grande maioria quer ter resultados imediatos e ninguém quer pagar o preço. Já percebeu que a maioria dos bilionários tem os cabelos brancos? Pois o poder dos juros compostos privilegia quem se apoia no tempo e tem paciência!

    Portanto, vemos a importância de ter um objetivo claro e definido em relação aos investimentos, para te dar a motivação, o foco e a disciplina necessária para conseguir alcançar esse objetivo. Tem que ser algo que faça sentido para você, senão não vai sair nem do papel e vai ficar no campo do querer.

    Para complementar as indicações de livros, esses foram os que me auxiliaram na definição da minha estratégia de investimentos, recomendo a leitura do GUIA SUNO DIVIDENDOS e GUIA SUNO FUNDOS IMOBILIÁRIOS.

    Cada pessoa tem seu objetivo, seu sonho, então cada um vai ter uma forma de lidar com os seus investimentos. Não é porque uma pessoa gosta de focar em dividendos, que outra pessoa não pode focar a sua estratégia em crescimento e valorização, por exemplo. O bom da vida é isso, cada um tem a sua pessoalidade, e isso é refletido também nos investimentos e estratégias. O que importa é buscar o conhecimento dessas opções de investimento e tentar enquadrar no seu perfil!

    Defina a sua estratégia, saiba qual seu principal objetivo, estude e busque conhecimento com os melhores e tenha disciplina e paciência que os resultados aparecerão!

    Assim, encerro com uma frase do Jocko:

    “Não há atalho! Apenas trabalho árduo!”

    Obrigado.

    Marcos Baroni
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Juliano Rozeno 5 de novembro de 2020

      Muito bom o artigo. Para comprovar tudo que foi dito, basta entrar em um grupo do telegran. 99% das perguntas e dúvidas são básicas, tenho apenas 4 meses e leio “investidores” que estão no mercado a 10, 18, 24 meses perguntando, pedindo avaliações sobre suas carteiras, se X FII é bom, porque Y FII tá caindo, o que é subscrição, quando vai integralizar?
      É incrível como se procuram, atalhos, desvios, jeitinho, mágica e fórmulas perfeitas.
      Pessoas que não têm coragem, desejo ou hábito de ler um relatório de 2 a 8 páginas.
      Se não há conhecimento, como haveria estratégia? Se não há desejo como haverá foco? Se não há vontade como ter disciplina?
      A cada dia sinto que estou no caminho certo. Ao ler um artigo desses reforço a cada nova leitura que estou no caminho certo, diferentemente da realidade que me rodeia e a qual somos induzidos a nunca emergir.
      Vamos lá, nos vemos em 2030.

      Responder
      • Suno Research 6 de novembro de 2020

        Olá, Juliano! Tudo bem?
        Análise perfeita. A discussão sobre teses de investimentos sempre é válida, desde que com algumas restrições.
        Boa sorte em sua jornada como investidor! Pode contar conosco, nos vemos em 2030!
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder