Acesso Rápido

    Prop Trading: entenda o que é o feito pelas mesas proprietárias

    Prop Trading: entenda o que é o feito pelas mesas proprietárias
    prop-trading

    Para ser um operador da Bolsa de Valores, uma das alternativas é se associar a uma mesa proprietária. Também conhecida como Proprietary Trading Firms ou Prop Trading, esse tipo de ferramenta viabiliza o acesso ao mercado para aqueles que querem praticar a especulação com ativos financeiros.

    Desta maneira, o Prop Trading consiste em uma via para que pessoas, mesmo sem disporem de muito capital, possam se tornar especuladoras na Bolsa. É claro, com vantagens tanto para as firmas como para os prop traders.

    O que é Prop Trading?

    O Prop Trading é uma operação do mercado financeiro que se dá através de mesa proprietária. Com ela, uma firma lucra com o mercado financeiro a partir de seu próprio capital, aliando-se a investidores. Isso se dá através dos prop traders, os agentes que se encarregam do capital dessas organizações conforme as preferências de cada negociador de ativos.

    As prop tradings são firmas bastante frequentes, por exemplo, nos Estados Unidos. Entretanto, também existem vários tipos de mesa de traders no Brasil. Por outro lado, o investidor brasileiro pode operar remotamente em prop firms ao redor do mundo.

    A mesa de traders é uma operação um tanto quanto recente no mercado brasileiro. Esse negócio costuma contar com muitos robôs e é caracterizado pelo dinamismo em diferentes mercados.

    Como funciona o Prop Trading?

    A fim de entender melhor o que é Prop Trading, vejamos algumas características das prop firms dos EUA, que é onde esse tipo de negócio é bastante difundido. Em sua maioria, as prop firms possuem as seguintes características:

    1. Normalmente, existe o pagamento tipo de salário básico aos seus traders. Ou seja, iniciantes têm a possibilidade de ser remunerados enquanto aprendem;
    2. Há várias maneiras de as props escolherem seus traders, avaliando sua capacidade com simuladores e exigindo que certas normas se cumpram: stop diário, metas, perda e posição máximas, por exemplo. Por vezes, chega a ser semelhante a uma seleção para um emprego, envolvendo currículos, entrevistas e demonstração de desempenho. Algumas props, no entanto, são mais flexíveis para selecionar traders;
    3. A maioria da remuneração, porém,partem de porcentagens dos lucros dos traders, as quais variam conforme a firma;
    4. Há custos de operação para cada negócio efetuado, mesmo que signifiquem alguns centavos.

    Escolhendo uma prop firm

    Ao entrar em uma prop firm, o investidor recebe treinamento visando à sua profissionalização como trader.

    Para escolher uma mesa proprietária de traders, normalmente são escolhidas as oferecem as seguintes garantias: legitimidade e confiabilidade.

    Logo, selecionar uma mesa proprietária de traders pode exigir tempo e pesquisa. o investidor deve sempre buscar parcerias que tornem suas operações de trading mais seguras. Afinal, certas modalidades de trading apresentam riscos consideráveis, acima do próprio risco inerente da atividade especulativa do mercado.

    A Suno pode ajudar você a entender tudo de mercado financeiro e como investir na Bolsa de Valores. Fale conosco. Baixe, 100% grátis, o nosso e-book “Comece a investir” e saiba como aproveitar as melhores oportunidades de investimento na bolsa.

    O Prop Trading é um modelo de negociação no mercado financeiro que se baseia na ideia de empresas que oferecem capital inicial e ensinam o que sabem; e investidores que atuam na mesa de operações da firma, cedendo parte de seus lucros a essas prop firms. Portanto, nessa mesa de operações o investidor divide seus ganhos com quem deve ensiná-lo a investir.

     

    Tiago Reis