A previdência privada tem se tornado cada vez mais comum no Brasil
Por: Tiago Reis

Previdência Privada, você sabe como funciona esse produto financeiro?

Mediante a atual conjuntura política e econômica do país, sobretudo no que diz respeito às polêmicas reformas pautadas no Congresso Nacional, o assunto a respeito da previdência privada tem se tornado cada vez mais comum no conceito das finanças pessoais dos brasileiros.

Dessa forma, a preocupação no que diz respeito ao planejamento do futuro – obtenção de recursos para se sustentar na terceira idade – faz com que um entendimento acerca dos princípios por detrás da previdência privada sejam, o quanto antes, esclarecidos de maneira consistente.

Previdência Privada como funciona?

A previdência privada é um tipo de investimento disponibilizado para pessoas físicas com o caráter de longo prazo, e que apresenta como principal função ser um complemento à previdência pública disponibilizada pelo Governo.

Assim sendo, esse tipo de plano financeiro não possui ligação ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e possui a sua fiscalização sob responsabilidade da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

O seu princípio de funcionamento se faz através de aportes periódicos por parte do investidor – geralmente mensais – através dos quais o gestor do plano de previdência privada em questão aplica esse montante normalmente em aplicações de baixo risco, como títulos de renda fixa, por exemplo.

Ao final do prazo pré-estabelecido, o investidor então resgata o montante que foi aportado, na periodicidade que achar mais conveniente de acordo com suas necessidades, juntamente com os rendimentos daquilo que foi aportado e aplicado pelo gestor do plano.

Vale ressaltar que, é possível, de antemão, escolher o valor e a periodicidade da contribuição, ao passo que o valor investidor pode ser resgatado antes do prazo estabelecido, em caso de desistência por parte do investidor. Nesse caso, entretanto, seria necessária a verificação da carência do produto financeiro em questão.

Neste sentido, é interessante mencionar que, quanto antes uma pessoa começa com um plano dessa natureza, menor tende a ser as parcelas mensais pagas no programa, ou seja, o valor pago é diretamente proporcional à idade do contribuinte desse sistema.

Há de se destacar, também, que não há idade mínima e nem a necessidade de comprovação de renda para a maioria dos planos de previdência privada disponíveis no mercado.

Vantagens da Previdência Privada

Os principais pontos de destaque de um plano privado de previdência são:

  • A gestão profissional do capital aplicado;
  • Segurança (no caso de a instituição em questão ser uma gestora de tradição e renome no mercado);

Desvantagens da Previdência Privada

Os principais pontos negativos de um plano privado de previdência são:

  • Baixo rendimento frente a outras aplicações no mercado financeiro;
  • Altas taxas tradicionalmente cobradas no setor que podem tornar o serviço pouco atrativo;
  • Tendência a não acompanhar o mercado por conta da comodidade que esse tipo de aplicação sobrepõe ao investidor;
  • Não possuir cobertura pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito);
  • Existência de carência no caso da opção de resgate antecipado do capital aplicado;

Conclusão

Diante dessa breve elucidação a respeito desse tipo de produto financeiro disponibilizado por diversas instituições do mercado, é possível perceber que, para aquelas pessoas que possuem um conhecimento relevante do mercado financeiro, existem muitas outras alternativas mais atrativas e que podem ser mais rentáveis no longo prazo e, assim propiciar uma carteira previdenciária de investimentos mais interessante.

Dito isso, é importante que cada pessoa tome a inciativa de empreender na sua própria aposentaria, de modo que se forme, de uma maneira representativa, a sua própria previdência privada proveniente de seus investimentos financeiros ao longo do tempo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

342 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores