Acesso Rápido

    Preço teto: o que é, como funciona e como calculá-lo?

    Preço teto: o que é, como funciona e como calculá-lo?

    Quando a recomendação de compra é dada para determinada ação, normalmente o analista que a desenvolveu também indica outro valor de grandeimportância para o investidor: o preço teto.

    Considerado um fator importante em alguns modelos de valuation, o preço teto garante uma margem de segurança para quem compra ações pensando no longo prazo.  

    O que é preço teto?

    O preço teto é o preço limite para a compra de uma ação, calculado com base em indicadores fundamentalistas para garantir ao investidor uma margem de segurança no investimento.

    Dessa forma, o preço teto seria o valor máximo de compra para uma ação, de acordo com determinada análise de sobre aquela ação.

    Normalmente, esse valor indicado por casas de análise e por investidores que acreditam na metodologia do Value Investing para escolher seus investimentos.

    Minicurso: Valuation e Precificação de Ativos

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito de Valuation e aprenda os principais conceitos sobre como avaliar ativos e empresas do jeito certo!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Por que o preço teto é importante?

    A recomendação de um preço teto não significa que quem investir na empresa em valores acima do preço teto fará um mau negócio – mas sim que apenas reduzirá ou abrirá mão da margem de segurança.

    Da mesma forma, quanto menor for o preço de compra de uma ação em relação ao limite de preço indicado, maior será a margem de segurança do investimento.

    É por isso que o conceito de preço teto está presente no dia a dia das casas de análise, em especial daquelas que acreditam no Value Investing.

    Na maior parte dos casos, a recomendação de compra de uma ação, por partes das casas de análise, sempre vem acompanhada pelo seu respectivo preço teto, que é calculado de acordo com as premissas do valuation.

    Exemplo de preço-teto

    Para entender o conceito de preço teto, considere, por exemplo, uma análise de uma empresa aleatória.

    Ao fazer o valuation para descobrir o valor justo para a empresa, um investidor chega ao valor de R$ 15 por papel. Calculando a margem de segurança, ele define o preço teto de R$ 12 para o investimento.

    Se a empresa estiver sendo negociada a valores superiores, o investidor não fará a compra, porque não considera vantajosa a relação entre o risco e o retorno esperado, considerando o preço justo calculado.

    Preço teto e valuation: qual a relação?

    Valuation é o processo de estimar o valor real de uma empresa, normalmente utilizado para verificar se o mercado está negociando a empresa a valores maiores ou menores do que o valor dela.

    Nesse sentido, as técnicas de valuation permitem estimar o valor real de uma empresa, para que o investidor evite as ações muito caras. Ao mesmo tempo, o valuation permite identificar ótimas oportunidades, comprando boas empresas a preços descontados.

    É nisso que reside a mentalidade do Value Investing: comprar boas empresas a valores inferiores ao seu preço justo.

    No longo prazo, essa técnica se provou bem sucedida por diversos investidores, como Warren Buffett,  principalmente pelo fato de que ela é baseada em indicadores fundamentalistas, o que evita a especulação e garante uma margem de segurança ao investimento.

    Qual a importância da margem de segurança?

    Conceito fundamental do value investing, a margem de segurança funciona como uma proteção ao investimento. Ela pode ser descrita como a diferença entre o preço de compra da ação e o seu valor justo, calculado com técnicas de valuation.

    O principal nome por trás do conceito de margem de segurança é Benjamin Graham, considerado o pai do value investing.

    Ele é autor do livro “O Investidor Inteligente, e foi um dos pioneiros nesse tipo de análise nos Estados Unidos. 

    Até hoje, mais de 40 anos após a sua morte, é reconhecido como um dos maiores nomes da história do investimento em ações.

    Foi possível saber mais sobre o preço teto? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *