Preço spot

Na negociação de mercadorias e commodities, existem basicamente duas formas diferentes de precificar um ativo. Uma é pelo seu preço futuro e a outra pelo seu preço spot.

Cada um desses preços irá originar uma operação diferente. Por isso, é importante que o investidor saiba do que se trata cada um desses termos, além de entender qual é a relação entre o preço spot e o preço futuro nos mais diversos ativos negociados na bolsa.

O que é o preço spot?

preço spot corresponde a uma cotação utilizada no mercado de curto prazo. O termo utilizado nas bolsas de mercadorias em referência a negócios com pagamentos à vista e pronta-entrega de mercadorias.

Dessa forma, pode-se falar que preço spot é o oposto dos preços futuros e a dos preços a termo, praticados nos mercados futuros.

O que é mercado spot?

Para entender o que é preço spot, precisamos primeiro falar em mercado spot ou spot market. Esse mercado envolve operações na bolsa de mercadorias, e é utilizado especialmente por produtores agrícolas quando necessitam de recursos financeiros. Ou, então, quando o preço de seus produtos está em alta.

Mercado spot e preço spot também abrange vendas de energia elétrica e gás. Porém, ao contrário de commodities agrícolas e outros produtos do mercado spot, a entrega de gás e energia não ocorre de forma instantânea. Porém, ela é rápida.

A entrega da mercadoria no mercado spot não precisa ser necessariamente física. Ou seja, ela também pode consistir na entrega de um valor em dinheiro, a qual deve corresponder à quantidade da mercadoria negociada.

Por que acompanhar a cotação spot?

Como explicado, o mercado spot envolve negociações com entrega instantânea ou rápida, nas quais os pagamentos são realizados à vista.

Monitorar o preço spot traz vantagens para o vendedor e para o comprador. O primeiro vai receber o pagamento imediatamente, e o segundo vai enviar a mercadoria instantaneamente.

A área de logística, por exemplo, utiliza bastante operações com preço spot, como na contratação de spot de frete por empresas. Esse tipo de negócio ocorre quando o serviço de transporte é finalizado por meio de transportadores que não estão no contrato inicial.

Outros exemplos de mercados que envolvem preço spot são o mercado de câmbio e o mercado de energia.

Mercado spot de câmbio

O mercado spot de câmbio envolve negociações em que cada parte compra e vende moedas ao mesmo tempo: por exemplo, se o agente realiza a troca de dólares por euros, está comprando euros e vendendo dólares, ao passo que a outra parte da negociação está comprando dólares e vendendo euros.

As regras e convenções de um negócio no mercado spot de câmbio devem ser conhecidas por ambas as partes envolvidas, e a duração da negociação geralmente é de apenas alguns segundos.

Algumas práticas do mercado de câmbio spot são:

  • Quem pede uma cotação não revela, a princípio, se a sua intenção é comprar ou vender;
  • Caso se consulte uma instituição considerada importante no mercado, essa instituição deve informar as cotações ao consultante;
  • Quando uma instituição fecha um negócio, a outra instituição envolvida precisa deixar claro o que foi negociado;
  • Uma vez fechado o negócio, as instituições envolvidas devem indicar o banco e a conta em que a moeda adquirida será depositada. Caso não sejam negociadas datas, os depósitos ocorrem automaticamente no prazo de dois dias úteis.

Mercado spot de energia

Preço spot

Outro mercado em que o preço spot atua é o mercado spot de energia.

Quando um consumidor compra energia no mercado livre de energia, o contrato é estabelecido por determinado período e mediante um montante definido.

A contabilização de energia é realizada mensalmente, mas pode ser feita de acordo com as medições horárias do Sistema de Medição para o Faturamento (SMF).

Ao término de cada período de contabilização termina, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) finaliza os dados medidos do consumidor. Logo após, ela relaciona aos contratos de compra de energia que se encontram registrados nos sistemas. Apenas após esse cálculo, o serviço é cobrado.

O preço spot da energia elétrica é chamado de Preço de Liquidação das Diferenças (PLD).

Este preço é empregado no mercado de curto prazo de eletricidade e é referencial para preços de contratos no mercado livre de energia. Logo, nesses mercados, os consumidores podem negociar energia diretamente com as comercializadoras e geradoras.

A Suno ajuda você a negociar como funciona os preço spot de vários mercados — como o de energia, por exemplo, por meio dos nossos relatórios e análises de investimento. Confira algumas amostras gratuitas de relatórios que preparamos para você clicando aqui.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.