Acesso Rápido

    Poupança para filhos: saiba como investir para seus filhos desde cedo

    Poupança para filhos: saiba como investir para seus filhos desde cedo

    Uma das melhores maneiras de pensar no futuro dos  é fazendo uma poupança para filhos.

    No Brasil são poucas as famílias que pensam no futuro. A maioria dos pais não busca como alternativa fazer a poupança para filhos e isso pode acarretar em dificuldades no planejamento financeiro.

    O que é poupança para filhos?

    A poupança para filhos é um valor que pais guardam mensalmente pensando no futuro de seus herdeiros. Normalmente esse tipo de economia é destinado aos estudos das crianças ou para demais necessidades quando eles atingirem a idade adulta.

    É o sonho de muitos pais ver o filho bem formado, seguindo uma boa profissão e obtendo o sucesso.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Por isso, é preciso pensar no futuro. Fazer o planejamento financeiro para os filhos é um dos melhores presentes que eles poderão receber no futuro. Esse dinheiro pode ser tanto usado no começo da formação deles, como o pagamento da faculdade como também pode ser usado para o futuro deles após se formarem.

    Quanto devo guardar para meus filhos?

    Essa é uma pergunta bastante relativa e não existe um valor certo. O importante é fazer um planejamento onde se possa poupar para os filhos um valor mensal que não irá pesar significativamente no orçamento familiar.

    Como esse valor será aplicado ao final de um determinado período, ele será bem maior do que o valor poupado. Entretanto, é necessário que os pais saibam formas alternativas de investir.

    Normalmente quando se fala em reservar uma quantia pensando no futuro dos filhos, muitos pensam que a melhor alternativa é abrir poupança para filhos. Mas esse é um equívoco bastante comum.

    Afinal, a rentabilidade da poupança pode estar abaixo da inflação. E ao colocar a reserva de dinheiro nela, o valor poupado pode ser menor que o esperado.

    Onde investir a poupança para meus filhos?

    Nos dias atuais, com um mercado financeiro com cada vez mais opções, existem inúmeras maneiras de investir para os filhos.

    Claro que é necessário bastante cautela e estudo nesse momento, mas há investimentos que, aliados ao longo prazo e a disciplina dos pais, podem render ótimos futuros para os filhos no futuro.

    Para um investimento de longo prazo e com aportes recorrentes, as melhores alternativas são:

    Mesmo sendo ativos de renda variável, tais alternativas, se bem gerenciadas podem atingir boas rentabilidades — já que o tempo será o principal aliado do investidor.

    Planilha de Orçamento Familiar

    Como anda a organização das suas contas? Baixe gratuitamente nossa planilha de Orçamento Familiar e melhore o planejamento financeiro da sua família!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    A importância pedagógica da poupança para os filhos

    Por meio de um bom planejamento é possível garantir um futuro muito mais sólido para os filhos. Com isso eles terão uma base muito mais estruturada para começar a vida e se destacar na profissão.

    Porém, uma das maneiras eficientes de garantir um bom futuro financeiro para os filhos é através da educação. Isso pode ser inciado, por exemplo, através do convite para participar do planejamento financeiro da própria poupança deles.

    Nesse momento os pais podem mostrar como a economia mensal é importante e quais ativos estão sendo escolhidos para esse investimento.

    Dessa forma, seus filhos poderão compreender como é formada uma carteira de investimentos e quem sabe os convencer a criar a própria poupança deles para seus filhos.

    Foi possível saber mais sobre poupança para os filhos? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *