Acesso Rápido

    Poupança integrada: entenda melhor essa modalidade de conta

    Poupança integrada: entenda melhor essa modalidade de conta

    A aplicação na caderneta de poupança é ainda a forma de aplicação mais comum no Brasil. Para facilitar ainda mais aplicações desse tipo, foi criada a poupança integrada.

    A poupança integrada facilita a administração do dinheiro entre conta corrente e conta poupança. Esse tipo de aplicação continua sendo bastante utilizado no Brasil, mesmo com alternativas com alto grau de segurança e maior rentabilidade, como títulos do Tesouro Direto.

    O que é poupança integrada?

    A poupança integrada é uma poupança vinculada à conta corrente. Nessa modalidade de conta bancária, o usuário não precisa abrir duas contas diferentes. As aplicações em conta poupança podem ser realizadas diretamente da conta corrente.

    Essa modalidade de conta está presente na maior parte dos grandes bancos do Brasil. Dessa forma, para abrir uma poupança integrada ou migrar a atual conta corrente ou poupança para esse modelo, basta solicitar ao banco esse serviço.

    Minicurso: Investindo no Tesouro Direto

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos sobre o Tesouro Direto para quem quer começar a investir!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como funciona esse tipo de poupança?

    Não há grandes dificuldades no funcionamento da poupança integrada, inclusive porque há pouca diferença entre poupança integrada e tradicional. Nesse sentido, ela não possui valor mínimo para depósitos, por exemplo. Além disso, não há pagamentos de impostos e o resgate é simples e rápido.

    Nesse tipo de conta, a conta corrente e poupança possuem o mesmo número. Dessa forma, para realizar um depósito nesse tipo de conta, além de informar os dados bancários convencionais, é necessário informar o tipo de conta na qual está depositando, no caso conta corrente ou poupança.

    Contudo, é importante compreender que há diferença entre poupança integrada e conta corrente. Apesar de possuírem o mesmo número de conta, as contas possuem funções diferentes. Dessa forma, para que o dinheiro tenha rendimentos, por exemplo, ele deve estar alocado na forma de poupança dentro da conta integrada.

    Quer organizar suas finanças? Baixe a planilha gratuita da vida financeira da Suno.

    Características dessa aplicação

    Essa modalidade facilita a gestão do fluxo de caixa pessoal. Pois, como o resgate das aplicações é simples, é mais fácil resgatar os valores da poupança apenas nos dias necessários.

    Dessa forma, esse tipo de conta também facilita mitigar situações nas quais é necessário realizar saques e pagamentos inesperados e a conta corrente fica com saldo negativo. Como essa aplicação possibilita resgates imediatos e de forma simples, é possível evitar o pagamento de juros do cheque especial sem necessidade.

    Além disso, ela pode ser uma alternativa para manter um fundo de emergência pois possibilita rendimentos sem abrir mão da facilidade para utilizar o dinheiro.

    Rendimentos da poupança integrada

    O rendimento da poupança integrada é igual ao da poupança tradicional. Dessa forma, apesar de possuir vantagens como a facilidade para aplicar e resgatar, essa forma de aplicação possui uma baixa rentabilidade.

    O rendimento da poupança, segundo a regra instituída em 2012, é equivalente a 70% da Selic + Taxa Referencial (TR) quando a taxa Selic está abaixo de 8,5%. Nos casos em que a Selic estiver acima de 8,5% a rentabilidade da poupança será de 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR).

    Dessa forma, no ano de 2018, por exemplo, o rendimento anual da poupança foi de 4,68%. Outros investimentos, os quais também possuem alta liquidez e segurança, como tesouro direto e fundos DI geram rendimentos superiores aos da poupança e podem ser melhores alternativas.

    Observações sobre essa aplicação

    Vale ressaltar que hoje existem alternativas à poupança integrada. Alguns bancos digitais oferecem o mesmo tipo de serviço porém com aplicações que rendem mais que a poupança, como CDBs. Dessa forma, é importante analisar todas opções disponíveis e optar pela mais rentável e segura.

    Esse artigo ajudou você a entender melhor como funciona a poupança integrada? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    7 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Lucas 18 de abril de 2020

      Eu informei minha conta corrente com poupança integrada para alguém como se ela fosse conta poupança, dessa forma a transferência q será feita para minha conta estará como transferência para conta poupança. Nesse caso vou ter algum problema de não receber a transferência ou não importa se a pessoa colocou 001(conta corrente) ou 013 (conta poupança) para fazer a transferência para uma conta corrente com poupança integrada?

      Responder
    • Nadja 14 de maio de 2020

      Boa tarde! Transferi um valor da minha conta corrente para a poupança integrada e não consigo resgatar esse valor. Não aparece opção de resgate no aplicativo da caixa. Somente a opção de consultar o extrato e aplicar. Como consigo sacar algum valor? Vou precisar comparecer à minha agência ou existe um valor mínimo para saque?

      Responder
      • Suno Research 14 de maio de 2020

        Não precisa comparecer à agência. Mas é melhor ligar para o banco solicitando esclarecimentos e instruções.

        Responder
    • JARDES 22 de junho de 2020

      Existe algum valor limite para
      ficar como saldo na poupança integrada? pq ouvi falar no limite de 3000. Ou posso depositar livremente sem me preocupar com isso?

      Responder
    • Mauro Teixoni 7 de outubro de 2020

      Fiz uma poupanca integrada a conta corrente. Mas os valores da poupança somam com valores da conta corrente ou fica separada com visualizo a poupança. Obg.

      Responder
      • Suno Research 8 de outubro de 2020

        Olá, Mauro! Tudo bem?
        Depende de cada instituição. O ideal seria que houvesse a opção de separar as duas visualizações.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Samara 12 de outubro de 2020

      Investir um valor na poupança integrada e até o momento esse valor não caiu na poupança integrada, por ter sido transferido em um final de semana interfere do dinheiro cair bela? Alguém sabe me responder?

      Responder