poupança antiga, poupança velha
Por: Tiago Reis

Poupança antiga: qual a diferença entre a antiga e a nova poupança?

Em 2012, o Banco Central mudou a remuneração das poupanças brasileiras. Naquela época, a Selic estava em 8,5% ao ano. Mas com o novo corte da taxa de juros em 2012, a poupança antiga foi extinta do país. No lugar dela, entraram novas regras de remuneração.

Ou seja, a poupança antiga tinha a rentabilidade baseada na Taxa de Referêncial (TR) em 0,5% ao mês. Já a nova poupança mudou as regras de rendimentos, ficando com uma taxa menor que 0,5% ao mês. Porém, os depósitos feitos antes da data da mudança continuaram a ser rentabilizados pela fórmula antiga.

O que é a poupança antiga?

A poupança antiga são os depósitos feitos da caderneta de poupança feitos antes das novas regras de remuneração. As novas regras para poupança antiga passaram a valer após o dia 3 de maio de 2012. Assim, os depósitos feitos à partir do dia 4 de maio de 2012 passaram a ter uma nova forma de rentabilidade.

Qual a diferença entre a poupança nova e a poupança velha?

Dessa forma, a diferença entre a poupança nova e a poupança velha é a forma de rentabilidade. Ou seja, os depósitos em dinheiro da poupança nova são rentabilizados acompanhando a Taxa Selic. Sendo assim, quando a taxa de juros for menor ou igual a Taxa Selic em 8,5% ao ano, a poupança rentabilizará 70% da Selic + TR.

Investindo no Tesouro Direto

Para as poupanças velhas, a regra antiga de rentabilidade em 0,5% ao mês + TR se manteve. Portanto, o dinheiro depositado após 3 de maio 2012 sera rentabilizado assim:

  • Selic menor ou igual a 8,5% ao ano: receberão 70% da Selic + TR
  • Selic maior que 8,5%: receberão 0,5% ao mês + TR
  • E para depósitos antes do dia 4 de maio de 2012: os rendimentos da poupança antiga serão mantidos em 0,5% ao mês mais + TR.

Os depósitos anteriores a 4 de maio respeitam a regra antiga da poupança. Assim, se a taxa de juros mantiver abaixo de 8,5%, a tendência é que os antigos poupadores se tornem mais ricos se comparados com os novos.

Por exemplo: com a taxa de juros abaixo de 6 % ao ano as poupanças velhas terão uma rentabilidade maior que a taxa básica econômica.

Comparação de rentabilidade entre as duas poupanças

As pessoas que depositaram após 3 de maio de 2012 terão seus rendimentos guiados pelas novas regras da poupança. Sendo assim, quem já tinha dinheiro guardando antes de 3 de maio consegue comparar na pratica qual parcela do seu dinheiro rentabiliza melhor.

Ou seja, através do extrato bancário os usuários conseguem fazer essa distinção dos rendimentos pela regra antiga ou a regra nova.

Lembrando que ao sacar o dinheiro no Banco, o saque priorizado é o do dinheiro rentabilizado pela regra nova da poupança. Logo, o cliente só poderá sacar o dinheiro antigo após o dinheiro rentabilizado pela nova regra for todo sacado.

Se compararmos a rentabilidade das duas poupanças, veremos uma diferença de cerca de 4% sobre os depósitos. Aprenda a poupar e a controlar suas finanças, baixe a planilha gratuita da Suno: Planilha Vida Financeira.

Orçamento familiar

Apesar da poupança nova receber um novo cálculo de remuneração considerando a taxa de Selic + TR, o Banco Central recomenda que os clientes não consideram a TR no cálculo. Isso porque a medida que a taxa Selic for caindo, a TR é insignificante, pois ela vai se aproximando de zero.

Enfim, esperamos que tenha entendido as diferenças entre a rentabilidade da poupança antiga e da poupança nova. Se ficou com dúvidas deixe um comentário, responderemos assim que possível.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!