portabilidade bancária
Por: Tiago Reis

Portabilidade Bancária: como transferir uma conta para outro banco?

Todo consumidor tem o direito de buscar por instituições financeiras que lhe ofereçam as maiores vantagens e os melhores serviços. E graças a alternativas como a portabilidade bancária isso vem ocorrendo mais frequentemente.

Além disso, a portabilidade bancária acirra a competição entre as instituições, melhorando então a qualidade dos serviços oferecidos.

O que é a portabilidade bancária?

A portabilidade bancária é a possibilidade de o cliente migrar de um banco para outro em busca de maiores vantagens. Entre elas podemos citar melhores taxas de juros para empréstimo, menores custos de manutenção de contas, entre outros.

Neste tipo de portabilidade o cliente pode solicitar tanto a transferência de operações de crédito quanto as relativas a salários, proventos e aposentadorias.

Como funciona a portabilidade bancária?

Para solicitar a portabilidade bancária, o cliente deve buscar um banco que seja de seu interesse e que lhe traga benefícios superiores ao banco atual. A partir disso, ele pede junto ao banco de destino da sua conta para que a transferência seja feita.

Logo após, o processo será realizado exclusivamente entre as duas instituições. Sendo assim, não haverá mais a intermediação do cliente.

Nesse processo, é proibida a cobrança de tarifas que estejam relacionadas ao ato da troca de banco em si. Contudo, a instituição de destino poderá cobrar outras tarifas que não estejam diretamente relacionadas, como a emissão de cartão do banco.

Planilha Vida Financeira

Tipos de portabilidade bancária

As modalidades de portabilidade bancária mais comuns são:

  • Portabilidade de salário: Permite ao trabalhador, público ou privado, escolher em qual banco receberá o seu salário. Neste caso, o cliente deve ir até instituição bancária atual e comunicar a preferência por outra instituição, formalizando então a portabilidade.
  • Portabilidade de crédito: é a possibilidade de o cliente transferir operações de crédito e de arrendamento mercantil de um banco para outro que ofereça melhores condições.

Quanto tempo leva para trocar de banco?

A portabilidade de salário é um processo simples e rápido. Ela deve ocorrer no prazo máximo de cinco dias úteis contados pedido de transferência. Além disso, o cliente continuará recebendo seu salário no mesmo dia de sempre.

Já na portabilidade de crédito o processo é um pouco mais longo e burocrático. Isso porque o banco no qual você contraiu a dívida deve fornecer o saldo para a quitação em até 15 dias.

A partir da proposta de transferência de crédito, o banco terá até cinco dias úteis para fazer uma contraproposta para o cliente. Nesse período o cliente fica sujeito a contraproposta do banco de origem e pode desistir do processo de migração bancária. Após os 5 dias úteis, a portabilidade é efetivada normalmente.

Controle de gastos

Novas regras da portabilidade bancária

A nova resolução nº 4.693/2018 do Banco Central determinou novas regras da portabilidade bancária, dando mais liberdade de escolha para o consumidor.

Isso se deve a possibilidade de o cliente não só escolher outro banco, como também qualquer outra instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central. Sendo assim, a transferência bancária pode ser efetuada também para fintechs e empresas de pagamentos.

A portabilidade bancária é uma alternativa para quem procura um banco com os melhores serviços financeiros. Para saber mais sobre finanças em geral, inscreva-se gratuitamente em nosso canal do WhatsApp e mantenha-se sempre atualizado.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

17 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Johnny Brandao 19 de agosto de 2019

    Depois que é feita a portabilidade de salario, o banco de origem ainda pode cobrar a tarifa bancaria? Eu solicitei de um banco para outro que não me cobra a tarifa e o de origem continua me cobrando.
    Será que é porque eu preciso fechar a conta corrente do banco original e só manter a conta salário?

    Responder
  • francisco bispo farias filho 30 de agosto de 2019

    bom dia eu mim chamo francisco bispo farias filho eu estou precisando de fazer uma protabilidade do banco bradesco finaceira para outro banco e preciso eu ter a margem consignado a minha margem estar negativada eu gostaria de saber de vcs uma resposta comcretas oa brigado

    Responder
  • Maryane 22 de abril de 2020

    Tenho conta corrente no Santander, onde recebo meu salário e eu estou pensando em fazer portabilidade para a Nubank, gostaria de saber, se ainda vai continuar cobrando as tarifas bancárias do Santander?

    Responder
    • Suno Research 22 de abril de 2020

      Olá Maryane.
      Caso você utilize algum serviço pago do banco que está realizando a portabilidade, então pagará por isso. No contrário, não. Além disso, caso sua conta no banco anterior não seja cancelada e você paga algum tipo de mensalidade, até o seu cancelamento essa mensalidade continuará sendo cobrada.
      Abraços.

      Responder
    • Cris 24 de agosto de 2020

      Eu fiz exatamente do Santader para o Nu e continuou cobrando…

      Responder
  • Telma Oliveira 22 de abril de 2020

    Bom dia!
    Se a pessoa faz uma portabilidade de um banco para outro, e o banco que você porta cobra seguro, quando o outro banco anterior não cobrava, e com isso sua dívida na portabilidade, quando deveria diminuir aumentou, há possibilidade de sair deste banco que você portou e fazer a portabilidade para outro banco?

    Responder
    • Thalita Ferreira 16 de junho de 2020

      Bom dia, a sim desde que o banco que você está obedenca as regras estabelecidas pelo Banco Central , dependendo de qual Banco você está existe a possibilidade de portar sim ! Espero ter ajudado ! Qualquer coisa pode me chamar e mail que ajudo você nas dúvidas [email protected]

      Responder
  • João Carlos 27 de abril de 2020

    Bom dia, estou tentando a portabilidade já à uns 3 ou 4 meses e não consigo, o app MEU INSS e o termo de opção que pedi a portabilidade dão a mensagem DIVERG/DADOS, e ninguém me resolve, mandei e-mail p/ ouvid do INSS e ouvid da União até agora nada. Que devo fazer? Ingressar na justiça? Grato.

    Responder
  • Daniel 15 de maio de 2020

    Depois que é feita a portabilidade de salario, o banco de origem ainda pode cobrar a tarifa bancaria?

    Responder
  • Allysson de Oliveira do Rosário 15 de junho de 2020

    Estou enfrentando alguns problemas de portabilidade com o Itau, passei a usar banco digital e solicitei a portabilidade. A empresa onde eu trabalho tinha um convênio com o ITAU que isenta os funcionários do pagamento da “Manutenção de conta” Após eu solicitar a portabilidade passou a ser cobrador 28,90 (TAR PACOTE ITAU) Entrei em contato com o RH da minha empresa, falaram que a cobrança era indevida pois eles depositavam meu salário no itau o qual fica responsável a repassar ao banco de minha escolha. Fui na agência, a atendente mudou a minha conta para “Essencial” e me deu um papel com valor que estava negativo, pois as manutenções de conta estavam sendo debitadas do LIS (Cheque especial da conta). Contatei o Procon fiz minha reclamação, hoje o itau entrou em contato falando que estavam analisando meu caso até me falaram sobre a portabilidade e porque estavam cobrando manutenção da conta, segundo o que me foi falado não há movimento na conta, contestei na hora pois no meu contra-cheque consta o número da conta que eu tinha no Itau. Logo em seguida a telefonista me falou que quando é solicitado a portabilidade o sistema do ITAU cria imediatamente uma conta “Espelho” que segundo eles é o que faz com que minha conta “Não tenha movimentação”. Gostaria de saber se tem ciência desse procedimento adotado pelo banco. Porque pelo que eu li até agora, a empresa deposita no ITAU que fica responsável de repassar o salário ao NEXT, sem custo nenhum.

    Responder
  • GILMAR DA SILVA DE BORTOLI 29 de junho de 2020

    Dr Tiago Boa tarde.

    Há dez meses quitei uma fatura atrasada do meu cartão VISA em 22 dias de atraso, no valor pouco mais de de R$ 7.000,00 nesse 22 dias veio novos valores com R$ 1.300,00 de acréscimo, não paguei e ajuizei uma ação por juros abusivos contra o banco do Estado, qual recebo meus proventos há 25 anos. por aparecer o litígio até os dias de hoje, o banco cortou todo e qualquer benefício, até talão de cheques (em desuso) empréstimo para viajem agora em março deste ano fora negado e tenho larga margem, para tanto busquei em outro orgão financeiro que concedido de imediato. Hoje 29/06/2020 assinei conta corrente na CEF e vou solicitar a Portabilidade junto ao Banco do Estado do RS.
    Fui orientado que o banco não está concedendo, manifesto interesse em não mais atuar com esse banco, há meio legal que não os 15 dias de manifesto do banco para tentar me manter naquela instituição? aguardo
    Penalidade pela negativa do banco? há

    GILMAR DE BORTOLI

    Responder
  • carolina 14 de agosto de 2020

    Eu recebia meu salário no Santander e fiz a portabilidade para o Itaú. Agora quero tirar do itaú para receber no Nubank, tem que voltar para o Santander primeiro?

    Responder
    • Suno Research 14 de agosto de 2020

      Boa tarde
      Basta realizar o mesmo procedimento na conta que o senhor desejar.
      Atenciosamente, Equipe Suno.

      Responder
  • Juliana 18 de agosto de 2020

    Boa tarde, tenho um financiamento no Itaú feito na agência já que sou correntista do banco de um automóvel, vou vender o automóvel e precisava fazer a portabilidade pra o Bradesco já fui na gerente do Itaú peguei o documento que consta a dívida com os dados , qual o próximo passo já que entrei em contato com as duas instituições e acabou que não consegui informações concretas de como proceder. Obrigada

    Responder
    • Suno Research 18 de agosto de 2020

      Boa tarde
      Sugerimos que entre em contato com o seu banco para maiores informações.
      Atenciosamente, Equipe Suno.

      Responder
      • Juliana 18 de agosto de 2020

        Entrei em contato, fui até a agência e informaram que o comprador teria que ter 6 meses de conta ativa no Itaú , por isso optei pela portabilidade que me parece um caminho mais ágil.

        Responder
  • Franciélio 31 de agosto de 2020

    Ei fis uma portabilidade do banco Itaú para o Banco do Brasil quando eu tava na empresa aí sair em dezembro e to voltando agora pra mesma empresa a minha portabilidade ainda serve pq vou Tenta usar a mesma conta

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
profit (1)

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!