Acesso Rápido

    Por que uma empresa paga dividendos?

    Por que uma empresa paga dividendos?

    Uma empresa pode utilizar seus lucros de quatro formas:

    1. Reinvestir em seu negócio;
    2. Adquirir outras companhias;
    3. Recomprar ações;
    4. Pagar dividendos.

    O que leva uma empresa a decidir qual será o destino de seus lucros?

    Primeiramente temos que lembrar que ações equivalem a frações de uma companhia.

    Portanto, se você tem ações de uma empresa, você é dono da porcentagem do negócio que equivale a sua participação acionária.

    Como os acionistas são os donos, a administração de uma empresa deve tomar suas decisões focada em gerar o maior retorno possível aos proprietários.

    Uma empresa saudável, com alinhamento de interesses entre diretores e sócios, pode dar-se ao luxo de distribuir dinheiro com os acionistas apenas se essa for a melhor opção. Vamos entender as 4 alternativas de alocação de lucros:

    1. A empresa deve optar por reinvestir em seu negócio a fração dos lucros que acredita que maximizará os retornos do acionista, ao expandir as operações e crescer organicamente.
    2. Existe a opção de crescer inorganicamente, ao adquirir outras empresas. Só deve ser realizada se a taxa de retorno proveniente da aquisição for superior ao das outras 3 alternativas.
    3. Ao recomprar ações a empresa diminui o número de papéis em circulação, por isso a participação do acionista aumenta sem que ele compre mais ações. Só é benéfico para o acionista se as ações estiverem precificadas abaixo de seu valor intrínseco, e se o aumento de participação gerar mais retornos do que as opções 1,2 e 4.
    4. Por fim, existe a distribuição de dividendos.

    Portanto, se a empresa é saudável e opta por distribuir dividendos recorrentes, indica que ela possui um excesso de lucros que não precisa ser reinvestido no negócio.

    Se a quantidade de dividendos distribuída é atraente e o investidor sabe analisar a qualidade da empresa, ele pode encontrar uma barganha, pois o preço não reflete o valor intrínseco da empresa, que lucra demasiadamente com relação a sua cotação atual.

    O mercado de capitais tem performance histórica superior à de títulos públicos, por isso ao investir em boas empresas, você aloca seu dinheiro nas melhores opções dentro da classe de ativos que apresenta os melhores retornos historicamente.

    Equities: ações;

    Bonds: títulos;

    Países: Bélgica, Itália, Alemanha, Espanha, Japão, Dinamarca, Irlanda, Suíça, Reino Unido, Holanda, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Suécia.

    Quer saber mais sobre a estratégia de dividendos?

    Aproveite o curso: Investindo em Dividendos, onde a estratégia utilizada por investidores milionários e bilionários é desmistificada.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *