Poucos investidores

Não é segredo.

O Brasil possui poucos investidores em ações. Temos pouco mais de 600 mil investidores na bolsa, algo próximo a 0,3% da população brasileira.

Este número chega a 50% em países desenvolvidos. Na Índia, um pais que possui cerca de 1/3 da renda per capita brasileira, 1,8% da população investe em bolsa.

Por que isso ocorre?

Por conta das atividades das empresas que eu apelidei do “Eixo do Mal”. São empresas que tem o seu modelo de negócio construído em cima do fracasso do mercado de capitais, e lucram com a desinformação coletiva. Estas empresas atuam de maneira que inviabilizam o crescimento do mercado.

A expressão “Eixo do Mal” foi cunhada logo após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 para designar uma série de governos que eram ligados a atividades terroristas.

A práticas de algumas dessas empresas se assemelham a práticas terroristas, intimidando através do medo e causando pânico no investidor desprotegido.

O terrorismo é feito não com armas, mas com textos que causam pânico no investidor, como “A poupança será zerada” ou “As elites globais irão sequestrar o seu patrimônio”.

Investidores experientes nem perdem tempo com essas besteiras. Mas quantos investidores experientes existem no Brasil? Talvez esses 0,3% e olhe lá.

O pequeno investidor não tem a mínima chance de se defender, pois infelizmente ele não tem a formação e a capacidade de julgar se isso tudo é verdade.

Me perguntaram no grupo do Facebook outro dia “Qual a maior dificuldade da Suno?”

O nosso maior desafio na Suno é fazer com que o investidor individual não seja seduzido pelas forças do “Eixo do Mal”. As promessas de ganhos são sedutoras, nós sabemos. Mas uma promessa de ganho que não vai ser realizada vai iludir o investidor e ele certamente irá sair decepcionado do mercado de capitais.

Então a nossa maior dificuldade é essa: chegar antes que as forças do Eixo do Mal no pequeno investidor. Pois se o investidor for seduzido pelo Eixo ele vai se frustrar com o mercado de capitais e perderá uma oportunidade única em sua vida de construir um patrimônio com ações.

Comentários

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account