Acesso Rápido

    Poder financeiro: saiba como construir e preservar o seu

    Poder financeiro: saiba como construir e preservar o seu

    Ter um bom poder financeiro é o sonho de muita gente.

    No entanto, para se alcançar esse estágio é preciso bastante esforço. Afinal, o poder financeiro não vem facilmente. Ele é construído com bastante disciplina e planejamento financeiro.

    O que é poder financeiro?

    Poder financeiro é a capacidade que uma pessoa tem em realizar compras ou qualquer outro tipo de consumo. Ou seja, está relacionado ao tamanho de suas reservas financeiras e de seu patrimônio líquido.

    A capacidade financeira de uma pessoa vai aumentando na medida em que sua reserva financeira também aumenta. Desse modo, o poder financeiro traz uma certa tranquilidade na vida de cada um.

    Planilha de Controle de Gastos

    Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Pode parecer difícil no começo, mas é perfeitamente possível construir o poder de compra. Claro que para isso é necessário bastante disciplina e organização financeira.

    Como aumentar o poder de compra?

    O primeiro passo para começar a construir um bom poder financeiro é aumentar a sua renda. Para isso é importante possível procurar alternativas de fontes de renda extra, sendo que hoje há inúmeras possibilidades de trabalhos como:

    • Redator Online;
    • Designer;
    • Revisor de textos;
    • Adestrador de cães.

    Enfim, é possível identificar uma habilidade e correr atrás para ampliar os seus ganhos. Mas, é preciso bastante atenção, pois a ampliação da renda não deve servir para aumentar os gastos presentes, mas sim os investimentos pensando no futuro.

    Isso quer dizer que o dinheiro ganho com a renda extra precisa ir para uma reserva que com o tempo irá crescendo. Isso fará o patrimônio também crescer. No início o ideal é zelar por liquidez financeira, ou seja, investimentos de renda fixa com resgate automático.

    Mas na medida em que as reservas vão crescendo é possível almejar investimentos melhores com resgate de prazos maiores.

    Com poder financeiro é possível realizar bons negócios

    Na medida em que uma pessoa vai ganhando cada vez mais poder financeiro ela também vai ampliando sua possibilidade financeira. Em outras palavras, ela pode encontrar melhores oportunidades de investimento.

    Imagine uma pessoa ao atingir uma boa reserva financeira. Em uma conversa informal ela descobre que uma outra pessoa está vendendo um imóvel bem abaixo do preço de mercado pois está apertada, mas precisa que a compra seja realizada à vista.

    Como ela possui dinheiro, pode fechar a compra e ainda até tirar mais um pouco de desconto, e depois com calma vender o imóvel no preço de mercado, ou até mesmo esperar por sua valorização e ganhar ainda mais.

    Note que o poder financeiro acaba sendo extremamente benéfico, e como já dizia um velho ditado, dinheiro atrai dinheiro. Mas como tudo na vida, nada vem sem esforço.

    Por isso, é necessário que no início da construção das reservas financeiras a pessoa tenha bastante disciplina e força de vontade. Tanto para guardar quanto para aprender a investir. Afinal, investindo corretamente em ativos é perfeitamente possível com o tempo ter uma boa renda passiva.

    Gostou de saber um pouco mais sobre poder financeiro? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *